O Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Extrema, está realizando a castração de animais da comunidade.
A castração é a melhor maneira de controlar os animais de rua e, para que não aconteça a ninhada indesejável de animais de ruas adotados pela comunidade, o setor de zoonoses estará realizando o procedimento e, posteriormente, devolvendo o animal para o local. Serão realizadas ainda a esterilização e a vacinação necessária.
No procedimento, o setor aproveitará para fazer a implantação dos microchips de identificação. Cada animal receberá um chip com uma numeração específica e será armazenada toda a informação em um banco de dados, contendo o nome do dono, registro do animal, registro de vacinas, medicamentos ou outros serviços. Com esse microchip, o setor conseguirá identificar o dono do animal em caso de abandono, de fuga ou de roubo. Essa implantação pode ser feita a partir de 2 meses de vida e permanecerá para sempre no corpo do animal.
A castração deverá ser feita em animais com menos de 4 anos e que tenham entre 4 e 30 quilos.
Caso a comunidade esteja interessada na castração, deverá entrar em contato com o Setor de Zoonoses, que está localizado na Rua Presidente Kennedy, 355, Centro ou pelo telefone (35) 3435-3438.