O mascote, símbolo do folclórico de Joanópolis foi alvo de ladrões na madrugada do último domingo, dia 08 de março. O boneco do Lobisomem ficava no portal de acesso da cidade, que é conhecida como a capital do Lobisomem.
O boneco peso cerca de 22 quilos e têm dois metros de altura, e foi furtado por dois indivíduos, aparentemente alcoolizados, que o retiraram bruscamente e levaram dentro de um fusca. Toda a ação foi gravada pelo circuito de monitoramento da prefeitura.
Nas imagens é nítida a participação de dois homens. O primeiro leva cerca de 50 minutos para desamarrar o boneco, arrastá-lo e, com a ajuda de outro indivíduo que chegou na sequência, colocam o boneco no carro.
O vídeo foi entregue a Polícia Civil que fará a investigação do caso.
O furto do Lobisomem causou grande polêmica entre os moradores e foi até assunto na reunião da Câmara Municipal, na pauta sobre falta de segurança. Na cidade só se fala do furto do boneco.
Segundo a secretária de Turismo de Joanópolis, Renilde Romano, que registrou o boletim de ocorrência, o roubo foi um ato de vandalismo, pois o boneco que é feito com uma estrutura de metal, tecido, espuma e papel não tem grande valor comercial.
“A peça é um símbolo decorativo folclórico da cidade. A peça de 2006 desfilou nos últimos 10 carnavais e desde o ano passado foi colocada na entrada da cidade”, contou Renilde.
A artesã responsável pela restauração do boneco, Regina Rodrigues, disse que ficou surpresa com a notícia do roubo. É uma peça que foi restaurada diversas vezes, resistiu às ações do tempo. No ano passado já tinham arrancado a lingua do lobisomem. Fiz a restauração e até o caracterizamos com a camiseta do Brasil para a Copa, relembrou.
O presidente da ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE LOBISOMENS, Valter Cassalho, disse ao jornal O Registro que lamenta o ocorrido, não apenas pelo fato de ser o boneco do lobisomem, mas pelos atos de vandalismos que estamos sujeitos. “Muitas vezes jovens sem opções de lazer acabam enveredando por esses meios. O que aconteceu com nosso lobisomem que sirva de lição para repensarmos nossa cidade e promover algo no sentido de incentivar o jovem a gostar de sua cidade e não destruí-la”, disse.
De acordo com informações do presidente da Associação, os vândalos foram presos, hoje dia 13 de março, e o Lobisomem foi encontrado todo queimado. Todos estão na Delegacia prestando depoimento.
Foto: arquivo pessoal