O Ministério das Comunicações estabeleceu o encerramento do sinal analógico no país em duas etapas: até dezembro de 2023 e até julho de 2025, estando o município entre as cidades da primeira etapa
Os munícipes de Extrema começaram 2024 com mais opções e qualidade de entretenimento televisivo. Com o sinal analógico desligado em 16/12/2023, conforme determinação da portaria do Ministério das Comunicações, e o sinal digital ligado no último dia 29, a cidade agora conta com a sintonização de mais de 10 canais. A torre de retransmissão foi instalada no Pico dos Cabritos por meio do programa federal “Seja Digital” e é operacionalizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Canais
Os novos canais licenciados que já operam em Extrema são a Rede Minas, Educação 1, Educação 2, Educação 3, EPTV, Rede Mais (Record), Band Minas, TV Câmara, TV Senado, TV Brasil 1 e 2 e TV Assembleia Minas.
Já as emissoras TV Aparecida, Rede TV São Paulo e TV Alterosa MG não se licenciaram. Esses canais, com exceção da TV Alterosa, que já protocolou um pedido (em análise) junto ao Ministério das Comunicações, permanecerão suspensos até que providenciem as devidas licenças, assim como fizeram os canais em operação.
Seja Digital
A Portaria n° 11476 do Ministério das Comunicações (MCom) estabelece diretrizes para o desligamento dos sinais analógicos de televisão no país, a fim de promover melhor qualidade de som e imagem por meio do sinal digital. Desse modo, o programa “Seja Digital” tem o objetivo de fazer esta transição em até 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta.
A Prefeitura aderiu ao programa em 2021, tendo como responsabilidade a disponibilização do local da instalação, o fornecimento dos subsídios necessários para a implantação do serviço, como energia elétrica, e o compromisso com a continuidade da execução do serviço de RTV.
A torre foi instalada no Pico dos Cabritos, na zona rural da cidade, e contou com um investimento de R$265.442,64 (rede de energia mais padrão) por parte da Administração Municipal. O funcionamento ocorreu de maneira gradativa, inicialmente com a operação de duas emissoras.
Com a recente conclusão de toda a infraestrutura de energia elétrica e as devidas autorizações da Secretaria de Meio Ambiente, a torre de retransmissão de sinal digital já entrou em pleno funcionamento no final de dezembro de 2023. O trabalho beneficia toda a cidade, principalmente os moradores dos bairros Furnas, Forjos, Salto, Pessegueiros, Rodeio e Roseira, que enfrentam dificuldades com o sinal de televisão.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema