A Prefeitura Municipal da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou no último domingo, 9, na Praça Nove de Julho, solenidade alusiva aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A praça recebeu este nome devido a data e nela há um monumento em homenagem aos soldados constitucionalistas bragantinos.
A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Mesmo com a derrota, o feito trouxe avanços democráticos e sociais para o Brasil. Dos 119 bragantinos que participaram dessa Revolução, doze morreram em combate.
Autoridades presentes usaram da palavra para homenagear esses soldados que levaram o nome da cidade aos campos de batalha e a evolução do país. Ainda na solenidade, uma coroa de flores foi colocada em frente ao monumento aos ex-combatentes ao som do hino de São Paulo.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, subtenente Claudio Zago Junior, parabenizou a iniciativa da atual Administração Municipal e falou da importância do ato cívico. “Através dessas solenidades procuramos manter viva a importância dessa Revolução para o País, homenageando os heróis paulistas, em especial os heróis bragantinos que abraçaram essa causa. A Prefeitura está cumprindo seu papel em não deixar passar em branco essa importante solenidade alusiva aos ex-combatentes.”, contou Zago.
Para o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, a repercussão dessa Revolução mostra o sentimento de patriotismo nos corações paulistas e dos bragantinos que participaram desse movimento, tornando mais forte o ideal de liberdade e a disposição de se lutar por ele. “Participamos com muita honra dessa solenidade organizada pela atual Administração, alusiva aos ex-combatentes de 32, fortalecendo o espírito patriótico de nossa cidade e em especial dos nossos representantes da segurança pública.”, comentou Bertin.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Cléber Centini, aproveitou a oportunidade para salientar que por determinação do prefeito Jesus Chedid, a solenidade foi realizada com muito respeito e dedicação em homenagem aos ex-combatentes. “Esse evento valoriza e homenageia aqueles verdadeiros heróis que serão sempre lembrados pela atua administração, além de um ato simbólico e um sentimento de respeito e gratidão.”, relatou Cléber.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários municipais Cléber Centini (Cultura e Turismo) e Dorival Francisco Bertin (Segurança e Defesa Civil), ambos representando o prefeito Jesus Chedid. Também prestigiaram a solenidade a assessora Patrícia Jorge, representando o deputado Edmir Chedid, assim como os vereadores Sidney Guedes e Rita Leme. Jorge do Proerd, presidente do MMDC de Bragança Paulista Núcleo Sebastião Dias Martins, também compareceu a solenidade. Participaram também integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Escoteiros, Tiro de Guerra e familiares dos ex-combatentes.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista