Solenidade marca o início das atividades do Movimento Maio Amarelo em Bragança Paulista

13.05.2019 Abertura Maio Amarelo (9)

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Cultura e Turismo, de Educação e da Juventude, Esporte e Lazer, lançou na manhã desta segunda-feira (13/05), a 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, no Paço Municipal.

Durante a solenidade, foram apresentados às autoridades e imprensa o calendário dos eventos que serão realizados durante o mês e os materiais gráficos da campanha como por exemplo flyers institucionais relativos à segurança no trânsito, convites para os eventos, sacolinhas de lixo para carros, faixas de comunicação e camisetas. O tema desse ano surgiu com a proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Rogério Alves dos Santos, apresentou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que cerca de 1.250.000 de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito. Em Bragança Paulista foram 34 mortes em 2018. “A média Bragantina em número de óbitos por acidente de trânsito é mais alta que a média mundial, salientando que somam-se zona urbana e rodovias, sendo: média mundial – 18 mortes por 100 mil habitantes e média bragantina – 21 mortes por 100 mil habitantes. Esse é o nosso desafio no município, por isso realizaremos essa e outras ações de conscientização no trânsito”, finalizou Rogério Alves dos Santos.

Essa campanha envolverá diversos setores e entidades como, por exemplo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupos de Escoteiros, Lyons Club, Escolas Estaduais, Instituições de Ensino Superior, e Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – DETRAN.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, um dos maiores desafios está na educação para um trânsito mais humano e racional, que está diretamente ligado a conscientização da população sobre o que pode ser mudado nos seus hábitos. Além disso, a Secretaria espera que a Campanha seja um sucesso e atinja o principal objetivo, que é educar, conscientizar, formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e mortes. A gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está pautada no seguinte tripé: Fiscalização, Engenharia de Trânsito e Educação.

“Esse movimento é importantíssimo na conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com ações nas Escolas Municipais, dando orientações aos mais de 15 mil alunos, as informações chegarão até as pessoas de convivência desses estudantes, que serão transmissores de conhecimentos aos adultos”, salientou o Vice-prefeito Amauri Sodré.

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito Jesus Chedid, a Assessora Patrícia Jorge, representando o Deputado Estadual Edmir Chedid, os Secretários Municipais Rogério Alves dos Santos (Mobilidade Urbana), Adilson Condesso (Educação), Osvaldo Rodrigues (Juventude, Esporte e Lazer), Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo),  Gislene Bueno (Agronegócios), Luciano Ap. de Lima (Finanças), Marcos Leopoldo Tasca (Governo) e Jota Malon (Especial de Gabinete), a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Francine Pereira, a vereadora Rita Leme, agentes de trânsito, Polícia Militar, representantes do Detran-SP e imprensa local.

Confira a programação:

13 de maio, segunda-feira

9h30 – Abertura Oficial

Local: Paço Municipal, Av. Antônio Pires Pimentel, 2015

Ação: Apresentação do calendário e materiais gráficos da campanha

15h – Teatro

Local: Pergolado da Praça Raul Leme

Ação: Espetáculo “Parada Obrigatória”

14 de maio, terça-feira

Das 9h às 16h– Blitzes Educativas

Locais: Em frente o Mercado Municipal, na R. Cel. Teófilo Leme; Na Av. Dep. Virgílio de Carvalho Pinto, próximo ao Supermercado Mendonça, no parque dos Estados; Na Av. Norte/Sul no cruzamento com a Av. Joanópolis, próximo ao semáforo.

Ação: Com a participação de agentes de trânsito, funcionários da Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Grupo de Escoteiros e escola de Bombeiros serão feitas abordagens aos condutores alertando sobre respeito à sinalização e cuidados no trânsito e distribuição de materiais educativos.

9h – Ação Educativa

Local: Rua Cel. Teófilo Leme

Ação: Com a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da vereadora Rita Leme, com o projeto “Só 1 minutinho”, que consiste em utilizar vagas de estacionamento comuns para “estacionar” cadeiras de rodas, com um cartaz com a frase: só 1 minutinho. A ação será por 30 minutos e serão utilizadas 4 vagas.

15 de maio, quarta-feira

10h30– Palestra

Local: Sakata Seed Sudamérica, Av. Dr. Plínio Salgado, 4320 – Uberaba

Ação: “No trânsito, o sentido é a vida”. Palestra ministrada pela assessora Rogéria Gonçalves, com apresentação de material audiovisual

16 de maio, quinta-feira

9h e 11h– Palestra

Locais: EM “Profª. Mª. Lossasso Sabella”, Planejada I e EM “Prof. Dinorah Ramos”, Planejada II

Ação: Transmitir orientações sobre a importância de respeitar as regras de segurança no trânsito, atravessar na faixa de pedestre, uso de cinto de segurança, assuntos relacionados à prevenção, entre outros, pelos agentes de trânsito Edson Carlos e Adriane, às crianças da Zona Norte.

15h – Teatro

Local: Ciles do Parque dos Estados, Rua Amazonas

Ação: Espetáculo “Parada Obrigatória”

17 de maio, sexta-feira

19h– Palestra aberta ao público

Local: Centro Comunitário da Universidade São Francisco, Rua Renata Oliveira, s/n, Jardim São José

Ação: “Você no Controle”, com César Urnhami, piloto e apresentador do programa Auto Esporte, da Rede Globo.

18 de maio, sábado

9h– Caminhada

Local: Lago do Taboão

Ação: Caminhada Amarela, visando a divulgação do Maio Amarelo e conscientização sobre o trânsito, com apoio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, com todos os participantes usando a cor amarela e distribuição de material do Maio Amarelo. Na ocasião a Secretaria de Saúde disponibilizará tenda com aferição de pressão arterial

19 de maio, domingo

Das 9h às 13h– Blitzes Educativas

Local: No Lago do Taboão, próximo a Feira de Artesanato; Dentro do Ceasinha, durante a Feira da Amizade; e Na Av. dos Imigrantes, próximo ao Tasca;

Ação: Abordagem de condutores alertando sobre respeito à sinalização e cuidados no trânsito e distribuição de materiais educativos.

20 de maio, segunda-feira

14h– Gincana Educativa

Local: Escola Municipal Orlando Pinto de Oliveira

Ação: Com apoio da Secretaria de Educação, os professores de Educação Física, farão atividades esportivas com os alunos, com o tema segurança no trânsito

21 de maio, terça-feira

19h– Mesa Redonda

Local: Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA, Rua São Bento, s/n, Vila Aparecida

Tema: “Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas”

Ação: O evento contará com a presença do Prof. Dr. Ricardo Caboclo, docente no curso de fisioterapia, supervisor de estágio, coordenador de estágio e coordenador da pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e terapia intensiva na USF, para abordar questões relacionadas a reabilitação de acidentados; do ex-Secretário de Mobilidade Urbana Sr. Manoel Marcos Botelho, com questões relacionadas à prevenção de acidentes de trânsito e seus fatores associados; Sr. Públio Ribeiro Leite, Controlador – SAMU que ponderará sobre as questões relacionadas ao atendimento de urgência de acidentes de trânsito; e a Sra. Marina de Fátima de Oliveira, Secretaria de Saúde do Município, para falar sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública do município e também mediar as discussões.

22 de maio, quarta-feira

15h30– Palestra

Local: Sakata Seed Sudamérica, Av. Dr. Plínio Salgado, 4320 – Uberaba

Ação: “No trânsito, o sentido é a vida”. Palestra ministrada pela assessora Rogéria Gonçalves, com apresentação de material audiovisual

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam