Solenidade promove homenagem aos bragantinos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932

A tradicional homenagem aos combatentes bragantinos da Revolução Constitucionalista de 1932 aconteceu nesta terça-feira, 09, na Praça 9 de Julho, onde fica situado um monumento em alusão ao marcante fato histórico. O evento é promovido pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Na ocasião, as autoridades e demais presentes que fizeram uso da palavra enalteceram a necessidade de lembrar e preservar as memórias desse período histórico do Estado de São Paulo, e particularmente de Bragança Paulista que contou com vários combatentes na Revolução, como sinal de reconhecimento e respeito.

Durante o evento foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Bragança Paulista, o toque do silêncio durante a homenagem póstuma aos soldados bragantinos que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932 com o arranjo de flores no monumento da Praça Nove de Julho, encerrando a solenidade com a execução do Hino de São Paulo.

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Mesmo com a derrota, o feito trouxe avanços democráticos e sociais para o Brasil. Dos mais de cem bragantinos que participaram dessa Revolução, doze morreram em combate.

Marcaram presença na solenidade o Vice-prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito Jesus Chedid, sua esposa Cleide Izepi, as secretárias Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios), o Vereador Natanael Ananias, Simone Rosa assessora do Deputado Edmir Chedid, Jorge Luis Martins representante do MMDC de Bragança Paulista Núcleo Sebastião Dias Martins, o Tenente Fabiano Araujo Rosa chefe da 3ª Delegacia de Serviço Militar e o Subtenente Francisco Eudes Morais da Cunha Instrutor Chefe do Tiro de Guerra TG02-009, Grupo de Escoteiros GEBRAPA e Jaguary, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, familiares dos ex-combatentes e população em geral.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

09.07.2019 Dia da Revolução Constitucionalista  9 de julho (2)09.07.2019 Dia da Revolução Constitucionalista  9 de julho (8)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam