O Grupo de Teatro Névoa estreia na semana das crianças a temporada do seu primeiro espetáculo infantil, o drama ‘Tistu, o Menino do Dedo Verde’ – baseado na obra original do francês Maurice Druon e trazido ao Brasil por Dom Marcos Barbosa, mesmo tradutor de O Pequeno Príncipe -, com concepção de espetáculo e direção geral de Eduardo Sabion e os assistentes Christian Lavorenti e Glória Calasans.
A peça conta a história do menino João Batista, apelidado de Tistu, que vive na cidade de Mirapólvora no meio de belas flores e cavalos da Casa-que-Brilha, com o cintilante empresário comportamentalista Senhor Papai Trovões, a perfumada médica humanista Doutora Mamãe Mil Males, a cozinheira nordestina Siá Amélia, o mordomo estrangeiro Carolo e o pônei Ginástico, seu melhor amigo. Ao completar 8 anos é levado para a escola, mas dorme na aula tradicional da rígida professora Mariazinha e é expulso. Seus pais resolvem experimentar um novo sistema de educação, com a ajuda do libertário jardineiro Senhor Bigode e suas flores, lideradas por Maria Jasmim, a menininha flor. No meio de tantas novas lições de vida com prisioneiras, moradoras da favela, enfermeiras, animais, operárias e os povos em guerra Voulás e Vaitimboras, Tistu descobre que tem o polegar verde e é capaz de desconstruir as ideias pré-fabricadas das pessoas grandes.
No elenco, Christian Lavorenti interpreta Tistu, enquanto Edson Santana, Eduardo Sabion, Eduarda Morais e Gloria Calasans revezam os papéis principais durante as sessões. No elenco infantil, estrelam as atrizes mirins Laura Toledo, Laura Valentim, Brenda Carvalho, Yasmin Siratsuti, Gabriela Kasaya, Nikolly Caetano e Sophia Mesquita. Na temporada estudantil, Paulo Amaral, Fernanda Pereira e Angelina Martinovski compõe o elenco stand-in. A cenografia é de Erick Cunha, com elementos de cena e contrarregragem por Karen Morais e adereços por Fátima Sabion, também responsável pelos figurinos e caracterização, complementados pelas maquiagens de Marília Lavorenti e David Willians, responsáveis pelo visagismo dos personagens. Christian Lavorenti é responsável pela sonoplastia, com efeitos ao vivo e trilha sonora de David Szesztay. Lara Ferreira assina o design de luz e opera a iluminação e sonoplastia.
O espetáculo infantil tem duração de 60 minutos, com ingressos gratuitos, distribuídos no sábado, dia 07, das 14h às 17h na Praça Presidente Vargas e no dia 12, durante a programação de dia das crianças no Parque Municipal de Eventos. A estreia será no sábado, dia 14, às 20h, no Cine Teatro, com distribuição dos ingressos restantes na bilheteria 1h antes da apresentação. Nos dias 17 e 18 o espetáculo terá sessões durante a manhã e tarde, destinadas às escolas do município. Para reservas durante a temporada e mais informações: gruponevoa@gmail.com ou pela página facebook.com/gruponevoa.
O Grupo de Teatro Névoa produz a temporada em parceria com a Associação Projeto Cultural e Social Vida e Arte, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Extrema, por meio da Secretaria de Cultura e apoio cultural da Eriaço Serralheria e dos colaboradores Joia Rara Indústria e Comércio de Pães, Bom Doce & Cia e Bauducco. A trupe arrecadará doações durante a temporada para manter suas atividades culturais em Extrema e todo o dinheiro arrecadado será destinado aos projetos de 2018.