Por determinação do Ministério da Saúde, a partir de 23 de março começará a Vacinação Nacional contra a Influenza (gripe) e será realizada por etapas e grupos prioritários.
Em Extrema, a vacinação contra a gripe seguirá o calendário do Ministério da Saúde, sendo que de 23 de março a 15 de abril (primeira etapa) serão vacinados idosos (de 60 anos e mais) e trabalhadores de saúde.
A antecipação da vacinação visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo.
Veja abaixo o calendário de vacinação:
Locais de vacinação
A vacinação acontecerá na Sala de Imunização do Centro e em todas as Unidades de Saúde de Extrema, mesmo aquelas que não possuem salas de vacinação. Horário é de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 16h30.
Em 9 de maio acontecerá o Dia D da vacinação, das 08h às 17h. Nessa data, serão vacinados todos os grupos prioritários da campanha, inclusive os que perderam a chance de se vacinar em etapas anteriores, nos mesmos locais dos demais dias de vacinação.
Vacinação contra o Sarampo – Dose da Tríplice Viral
Durante a campanha de vacinação da Influenza, também será feita a vacinação da Tríplice Viral, imunizando pessoas com idade de 20 a 49 anos contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Pessoas que já foram vacinadas deverão receber outra dose e vacina estará disponível para aplicação nos mesmos dias e horários, como também, o Dia D será em 9 de maio junto a vacinação contra gripe.
Importante: leve a carteirinha de vacinação para atualizar outras vacinas!
Vale lembrar que, devido à pandemia instaurada em razão do vírus Covid-19, deve-se evitar aglomerações e manter distância mínima de 2m uns entre os outros.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema