Com o objetivo de resgatar a história de Bragança Paulista, a Prefeitura contratou por meio de licitação profissional para realizar levantamento do patrimônio arquitetônico e histórico do município. Concluído o levantamento, Bragança passará a ter um documento/inventário de seu patrimônio, o que permitirá que a história do município continue viva.
Este documento também auxiliará na atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CONDEPHAC) de Bragança Paulista, cujo objetivo é proteger e preservar o patrimônio histórico, cultural, artístico, folclórico e arqueológico do município. Já que entre as atribuições do conselho estão análises e propostas de tombamentos, além de fiscalização dos bens já tombados. Os bragantinos que se interessam pela história da cidade também terão acesso aos documentos ao fim do projeto.
O levantamento já foi iniciado sob a coordenação do historiador Roberto Pastana Teixeira Lima, que é graduado em História e Arquitetura, além de possuir mestrado e doutorado na área. Para auxiliar no projeto, ele conta com seis estagiários, sendo três de história e três de arquitetura. Eles já iniciaram a pesquisa bibliográfica e também começaram a levantar os prédios históricos do município. A previsão é de que o projeto seja concluído em oito meses, quando será decidido a melhor forma de torná-lo acessível para toda a população.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista
Foto: Reprodução/Facebook