Na terça feira, 21/01 uma megaoperação foi realizada para fiscalizar carvoarias nas cidades de Pedra Bela, Joanópolis e Piracaia. A operação foi efetuada pela Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho Joanópolis e Piracaia que resgatou trabalhadores, entre eles sete menores.
A ação contou com aproximadamente cem policiais, uma juíza e um integrante da AGU (Advocacia-Geral da União). Ao todo dez estabelecimentos foram alvos da operação e seis acabaram interditados.
Em Pedra Bela, dez trabalhadores foram encontrados trabalhando sem carteira assinada, sem equipamentos de proteção, além de máquinas inadequadas, fiação elétrica exposta e fossa sanitária a céu aberto. A carvoaria foi interditada e terá de se adequar as normas para voltar a funcionar.Maria Regina Zeni, dona da carvoaria, diz que irá regularizar a situação até sexta, ela estima prejuízo de ao menos dois mil reais ao dia.
Já em Piracaia, trabalhadores foram encontrados em três carvoarias diferentes e nenhum deles possuía registro em carteira. Nos locais não existia instalações sanitárias adequadas e nenhum equipamentos de proteção, não contavam com água potável e nem alimentação era fornecida aos funcionários. Entre eles trabalhava uma criança de onze anos e um adolescente de 16.
Em Joanópolis,quatro adolescentes foram flagrados na linha de produção, também em condições de risco.Os menores foram afastados das funções.
FONTE: G1
FOTO: REPRODUÇÃO