No último domingo, dia 15 de maio aconteceu em São Paulo a prova da 2ª etapa do 26º Troféu Brasil de Triathlon. A competição é a mais tradicional e importante disputa do gênero na América Latina, e reúne os melhores atletas do país na modalidade.
Durante a prova, os competidores encaram 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, na distância olímpica, enquanto na categoria Amador Short os triatletas percorrerão metade das distâncias na Cidade Universitária de São Paulo – USP.
E os triatletas mineiros, mesmo com muito frio e alguns contratempos fizeram bonito nesta 2ª etapa.
A santarritense Tainá Desidério que subiu ao pódio Como vice-campeã da sua categoria disse que esta foi a prova mais gelada do ano.
“Fiz uma boa natação (melhor do que eu esperava para 813mts) e saí pra pedalar me sentindo só um pouco travada por conta do frio. Consegui manter um pedal bom até o km 11 onde meu selim quebrou e daí por diante foi o terror e desconfortável, mas mantive até onde dava, já que tive que pedalar de tênis também e já sabia que não seria a minha melhor performance no ciclismo! Saí pra correr ainda me sentindo dura e com um pouco de dor na lombar pela posição que fiquei na bike, porém, mega feliz por ter feito tudo que planejei dentro do possível e permitido já que o Ironman Florianópolis/Brasil é em 15 dias! Agradeço a todos pela torcida!”, comentou a atleta.
Já o extremense Lucas Toledo, começou a prova com 5 minutos de atraso, devido a problemas com o carro à caminho da prova. Mesmo com as dificuldades encontradas conseguiu garantir o 2º lugar na categoria, sendo vice-campeão.
” Infelizmente à caminho da USP para 2ª Etapa do Troféu Brasil de Triathlon, tive o pneu do carro furado. Cheguei muito atrasado, fiz tudo correndo e quando estava colocando a roupa de borracha escutei a largada. Cheguei na agua (+- 5min atrasado), o bolo de atletas já tinha feito o contorno da primeira boia. Coloquei na cabeça em fazer o máximo de força possível e ver até onde chegava e assim foi até o final! Triste pelo imprevisto mas sabendo que fiz o melhor que consegui diante das circunstâncias!”, comentou o atleta.
Neste domingo, dia 22 de maio, o atleta disputará uma prova de duathlon em São José dos Campos servindo como base e ganho de velocidade. “Meu foco no momento e o início da preparação para os grandes objetivos, onde são 3 meses de treinos voltados para ganho de performance”, comentou.
“Agradeço: Ao meu técnico Rafael Palito por todos os treinos e evolução, Prefeitura Municipal de Extrema/MG, Sinmec, Tork Sports”, finalizou Lucas Toledo.
Agora a competição retorna a cidade de Santos, com a realização de mais quatro etapas nos dias 26 de junho, 18 de setembro, 16 de outubro e, finalmente, no dia 11 de dezembro, na etapa final.
Fotos: arquivo pessoal dos atletas