No último dia 13, segunda-feira, a Secretaria Municipal de Turismo promoveu uma reunião de avaliação dos trabalhos referentes ao ano de 2016 da Produção Associada ao Turismo de Extrema. Composta por artesãos, artistas e produtores rurais, a Produção Associada ao Turismo é uma rede de empreendedores que solidariamente colaboram na produção e comercialização de produtos destinados ao mercado turístico. Para tanto o projeto consta com um catálogo de oferta da rede de produtos e serviços, uma publicação apresentada por rotas turísticas com os trabalhos do trade turístico local que fazem parte da Produção Associada ao Turismo de Extrema. Com esse projeto, a Secretaria de Turismo busca apoiar e incrementar a comercialização de produtos de artes, artesanato e agropecuários, divulgando-os em eventos e no município em pontos estratégicos com fluxo de visitantes, turistas e agências operadoras de turismo.
Nesta reunião aspectos como infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atratividade, marketing, promoção, planejamento, gestão e sustentabilidade foram analisados sob a ótica da segmentação do turismo, ou seja, observando características da oferta e as peculiaridades do tipo de público que aquele produto atrai ou pode atrair. Foram levantados dados referentes ao retorno, fluxo de turistas, atividades a serem realizadas, capacitações e qualificações a serem promovidas e continuidade dos trabalhos em 2017.
Como retorno do ano anterior foram levantadas informações diversas junto à rede associada, tais como: maior visibilidade do empreendimento, divulgação da Produção Associada, encomendas, aumento de renda, visitas de turistas, novas parcerias, dentre outros aspectos.
Como proposta para segmento dos trabalhos para o ano de 2017 diversas propostas foram apontadas, como: criação da Feira de Artesanato na Praça Cel Simeão, fortalecimento do Projeto Sala de Visita junto à Secretaria de Cultura, participação em eventos do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, promoção de exposições, cursos, workshops e visitas técnicas como meio de fortalecimento da rede associada, dentre outras medidas. Também ficou definida a promoção da “Exposição Produção Associada ao Turismo de Extrema”, no período de 13 a 22 de maio, no CIT- Centro de Informação Turística.
A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Turismo, fará novo chamamento público entre os dias 1 a 21 de abril para que novos interessados em participar do Catálogo da Produção Associada ao Turismo possam se inscrever. Os objetivos do projeto são: formatar novos produtos e roteiros turísticos; inserir a produção local como componente de atratividade turística do município; incluir os pequenos negócios na economia do turismo; divulgar e despertar o interesse por produtos associados ao destino turístico; promover aumento da renda familiar. Para participar do projeto os empreendedores devem residir em Extrema e ter uma produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais ou culturais de Extrema ou do Sul de Minas Gerais.
Segundo o Chefe de Divisão de Qualificação da Secretaria de Turismo, o trabalho em rede proposto pela Produção Associada ao Turismo é de suma importância para o desenvolvimento turístico do município, “Hoje em dia quando falamos em Turismo tratamos diretamente de sonhos e desejos. O turista, cada vez mais informado e exigente, não quer apenas visitar um destino turístico e registrar em fotos ou vídeos. Ele quer participar de uma experiência única e fazer de seu passeio um momento inesquecível. O catálogo da Produção Associada possibilita que o visitante conheça os produtos oferecidos, com descritivos das atividades oferecidas por cada empreendedor, possibilitando uma maior interação com a rede associada e as rotas turísticas como um todo”, define.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema