Turismo Sustentável é tema do Desfile Cívico em Extrema

DSC_0009

7 de setembro será comemorado na Praça Presidente Vargas

No dia 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil e essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. Em Extrema o evento começará a partir das 9h na Praça Presidente Vargas.

Este ano a Prefeitura de Extrema resgatará a tradição do desfile cívico com os alunos da Rede Municipal de Educação que terão como tema principal o Turismo Sustentável. A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da Indústria do Turismo, que corresponde por cerca de 10% da atividade econômica mundial.

O objetivo deste projeto é fazer uma junção deste tema escolhido pela ONU, e as comemorações do Dia da Pátria, mostrando a importância do turismo, bem como os pontos turísticos do município, do estado e do País, que é uma das fontes de desenvolvimento. A Secretaria de Educação busca levar aos estudantes e à população em geral, a importância de exaltar as riquezas e patrimônios do município e de todo o País no dia da Pátria e divulgar o turismo como fonte de renda e de melhoria da qualidade de vida.

Todas as Unidades Escolares estarão participando do evento, representadas por alas, compostas por números representativos de alunos, os quais farão uma apresentação de acordo com o subtema escolhido por cada escola, cada uma delas com foco em um ponto turístico, ou do município e também do nosso País. Com informações: Ascom/Prefeitura de Extrema.

Em entrevista ao Jornal O Registro, a coordenadora de educação e responsável pelo projeto, Giovanna Zecchin falou sobre o tema escolhido e como será o desfile.

O estudo do projeto iniciou logo no começo do ano letivo, a partir de um pedido do prefeito João Batista que queria resgatar a tradição do desfile e o tema principal foi escolhido em virtude da proclamação pela ONU do Ano Internacional do Turismo Sustentável em 2017.

Extrema é uma cidade turística, onde diversas atividades pedagógicas voltadas ao turismo sustentável já são realizadas em sala de aula. De acordo com Giovanna é importante ressaltar todo o lado pedagógico envolvido com o desfile de 07 de setembro.

Todas as 16 escolas municipais e a EE Alfredo Olivotti participarão do desfile.

Segundo a coordenadora, para desenvolver o projeto ela buscou essa referência do Ano Internacional do Turismo Sustentável, por achar muito interessante o posicionamento da ONU onde na sua declaração diz que o turismo promove mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo.

Um dos pontos altos de se escolher esse tema, é que ele está pautado nos valores culturais, na diversidade, e na valorização do patrimônio. Além de uma compreensão mútua, desenvolvendo a paz e segurança. Através deste projeto pode-se reviver as atividades e costumes tradicionais, elevando as comunidades e nutrindo o orgulho dentro delas, além de promover a diversidade cultural e assim aumentar a consciência do valor do patrimônio.

Ainda de acordo com as declarações da ONU, o Turismo Sustentável, destrói barreiras e constrói pontes entre visitantes e hosts, fornece oportunidades para encontros interculturais que podem construir a paz. É um setor resiliente que se recupera rapidamente de ameaças de segurança e é uma ferramenta para a diplomacia suave.

O desfile ficou dividido em subtemas. O ensino infantil irá representar a fauna e flora, ensino fundamental irá falar sobre o turismo de Extrema, exemplo: festa do peão, turismo rural, conservador das águas, rotas turísticas, também será exaltado o turismo do Nordeste e do Rio de Janeiro e também sobre a defesa dos animais, onde o símbolo será o lobo guará.

Outra participação importante no desfile será os oficiais do 59º Batalhão da Polícia Militar e do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros.

Compareça! Prestigie!

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam