Unidade da Cia Melhoramentos, em Camanducaia, sofre incêndios criminosos

A unidade de plantio da empresa Melhoramentos, em Camanducaia, foi alvo de diversos incêndios nos últimos dois meses. As ocorrências aconteceram nos dias 17 e 24 de junho e, posteriormente, no dia 2 de julho.

Os incêndios foram provocados por ações criminosas em todos os casos. Ao todo, foram registrados nove casos entre as três datas citadas.

As ações do dia 2 de julho foram as que apresentaram mais dificuldade de contenção. Nesta data foram 4 pontos da fazenda atingidos, sendo que em um desses locais houve perda de plantação, chegando ao número de 1.778 mudas danificadas pelo fogo.

A informação sobre o primeiro foco de incêndio nesta data chegou por volta de 22h, sendo que apenas às 0h o fogo foi controlado. Devido aos fortes ventos e alta temperatura, durante a manhã e a tarde do dia seguinte o fogo retornou e, apenas às 16h, a contenção foi finalizada completamente.

Todas as ações criminosas foram registradas e encaminhas à autoridade policial competente para que as providências sejam tomadas. Causar incêndio, ainda que sem intenção, é um crime e pode conferir ao transgressor pena de reclusão de três a seis anos e multa, conforme Artigo 250 do Código Penal.

Como destacado pelo Diretor Florestal da Melhoramentos, Denivaldo Camargo, “os danos [de uma queimada] vão muito além do prejuízo ao patrimônio privado. O dano ao meio ambiente pode ser irreversível por afetar o habitat de animais silvestres. Os incêndios põem em risco ainda a saúde das pessoas por afetar o ar que elas respiram, sendo extremamente prejudiciais principalmente às crianças e idosos”.

O Diretor comenta que é de extrema importância a colaboração da população caso veja algum ato suspeito. A preservação do meio ambiente é de responsabilidade de todos, por isso, a Cia Melhoramentos pede encarecidamente aos moradores que colaborem entrando em contato pelo telefone (35) 3433-8261 ou pelo site melhoramentos.com.br através do botão Ouvidoria Melhoramentos no caso de novos eventos como esses.

IMG-20190704-WA0005

Sobre a Melhoramentos

A Cia Melhoramentos tem operações no mercado editorial, no plantio de florestas, na produção de Fibras de Alto Rendimento e na gestão patrimonial.

A Melhoramentos Florestal desenvolve atividades de silvicultura em três unidades de manejo. Em Bragança Paulista/SP, em Caieiras/SP e em Camanducaia/MG, numa área que ocupa cerca de 12 mil hectares, onde está localizada a Fazenda Levantina. Lá são realizados o manejo do Pinus e do Eucalipto para abastecer sua indústria de Fibras de Celulose de Alto Rendimento, que supre as indústrias de cartonados, tissue e papéis especiais.

Já a Editora Melhoramentos, ocupa posição de destaque nas diversas áreas que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam