Para o 2º semestre deste ano, a Universidade São Francisco (USF) realiza uma série de atividades em comemoração aos 40 anos de Presença Franciscana, que fazem parte do Festival Cultura da Paz. Serão palestras, debates, apresentações e ações de serviço para a comunidade.
A atividades do Festival traçam a trajetória desses 40 anos da USF, sempre em consonância com a missão e valores franciscanos. “O Festival Cultura da Paz tem a preocupação e o objetivo em dialogar com diferentes segmentos sociais e da própria Universidade São Francisco, acolher temáticas e iniciativas plurais que extrapolam aquelas afeitas ao universo acadêmico, o que nos propiciou uma gama diversificada de atividades que acontecerão ao longo desse semestre nos campi da USF e em diferentes lugares das cidades nos quais estamos presentes”, afirmou o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM e idealizador do festival.
Entre os destaques está a Mostra de filmes Curta o Curta serão apresentadas, toda sexta-feira, até 30 de setembro, obras que abordem temas como: Violência, preconceito, família, meio ambiente, acessibilidade, entre outros. Até o final de setembro também está em exibição do saguão do Campus Bragança Paulista a Mostra Fotográfica Imaginários da Fé, resultado do trabalho do jornalista e fotógrafo Antônio Scarpinetti desenvolvido há décadas no município de Olímpia (SP) durante os eventos do Festival Nacional de Folclore. Nos registros fotográficos é possível ver fotos de congadas, folias de reis, entre outros momentos.
Ao longo do semestre serão realizadas outras atividades. As novidades da programação podem ser acompanhadas no hotsite usf.edu.br/40 anos, no item Cultura da Paz. No hotsite também traz a história da Universidade ao longo desses 40 anos, linha do tempo e depoimentos.
Fonte: Ascom/USF