Vacina contra hepatite A está disponível em Bragança Paulista a partir desta segunda

1

Os munícipes que tenham filhos na faixa etária de um ano (até ​um ano, 11 meses e 29 dias) já podem comparecer a unidade de saúde mais próxima, a partir desta próxima segunda-feira, dia 1, para que as crianças tomem a dose da vacina contra hepatite A.

Na última quinta-feira, dia 28, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) deu orientações aos técnicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde sobre a vacina que será ofertada.

A inclusão desta no calendário de vacinação foi anunciada pelo Ministério da Saúde no mês de julho, e em seguida as doses foram distribuídas gradativamente para todos os estados e municípios. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS prevê uma dose única da vacina. Entretanto, será realizado um monitoramento da situação epidemiológica da doença no país para definir se haverá ou não a necessidade de uma segunda dose no calendário da criança. O objetivo da inserção da vacina é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população.

A vacina contra a hepatite A é segura, mas como em qualquer outra vacina, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como inchaço no local da aplicação e vermelhidão.

Para imunizar as crianças, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação em mãos. 

Sobre a doença

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado causado pelo vírus VHA cuja transmissão ocorre através do contato com objetos do infectado, alimentos e ingestão de água contaminada.  Os principais sintomas da enfermidade são: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, náuseas e vômito. Geralmente a transmissão ocorre na infância, motivo da escolha desta faixa etária para a vacina. A maioria dos casos é benigna, mas caso não haja tratamento médico pode levar à óbito.

Para prevenir a doença, algumas recomendações são necessárias: lavar bem verduras e legumes; evitar o consumo de carne crua ou mal passada, e de alimentos que não se conheça a procedência ou como foram preparados; consumir água fervida ou clorada; lavar as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de ir ao banheiro e levar os próprios instrumentos esterilizados para fazer as unhas no salão de beleza.

Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>