A campanha de vacinação, voltada para as crianças de até 5 anos de idade, teve início em 27 de maio, estendendo a aplicação da vacina pelos próximos 18 dias
A Secretaria de Saúde iniciou, em 27/05, a campanha de vacinação contra a Poliomielite, voltada para crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O imunizante está disponível até o dia 14/06 em seis ESFs do município, além da Sala Central de Vacina.
As crianças devem ser levadas até as Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Ponte Nova, Vila Esperança, Tenentes 2, Roseira, Vila Rica e Mantiqueira, que funcionam em horários regulares, entre 8h e 17h. Os pais devem apresentar a carteirinha de vacinação e a Carteira Nacional do SUS ou CPF da criança.
Menores de um ano precisam atualizar a caderneta, enquanto crianças de um a quatro anos devem receber uma dose da vacina. Lembrando que as crianças deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
A meta do município é imunizar 3.930 crianças desta faixa etária, com o objetivo de reduzir o número de crianças não imunizadas e prevenir o risco de reintrodução do poliovírus. Essa é a última campanha de Vacinação Oral Poliomielite que será realizada no Brasil, por isso procure a Unidade de Saúde do seu bairro para imunizar as crianças e atualizar suas cadernetas de vacinação.
A doença
Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores, afetando principalmente crianças com menos de cinco anos de idade e, para garantir a proteção desse público, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema