A Secretaria de Estado da Saúde iniciou no sábado, 8 de novembro, a campanha de vacinação que tem por finalidade imunizar mais de 2 milhões de crianças com idades entre 1 ano e menores de 5 anos contra o sarampo e mais de 2 milhões de crianças entre seis meses e menores de 5 anos contra a poliomielite.
A campanha no município de Vargem segue até o dia 28 de Novembro no Centro de Saúde Albert Sabin, localizado no Centro e na unidade de Estratégia de Saúde da Família Dorvalino Gonçalves de Souza, no bairro do Guaraiuva. O horário de funcionamento é das 08h às 17h.
No último dia 8, primeiro dia da campanha e também o dia ‘D de mobilização’, Vargem registrou 170 imunizações. A meta do município segundo informações do responsável pelo departamento de saúde Marcus Leme, é de imunizar aproximadamente 400 crianças. O próximo dia D será realizado no sábado, 22, e a intenção é batermos a meta da cidade, completou.
Todas as crianças devem tomar a vacina, que é aplicada gratuitamente. Para isso, basta procurar as unidades públicas de saúde e apresentar a carteirinha de vacinação da criança.
O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil há 26 anos. Em relação ao sarampo, a Secretaria informa que não existem casos com transmissão direta em território estadual desde 2000. Porém, nesse ano, houve o registro de sete casos importados da doença. Em nível nacional, até outubro houve o registro de 514 casos confirmados.
Vale ressaltar que a vacinação feita em território estadual tem segurança absoluta, visto que estamos há 26 anos sem casos de poliomielite e sarampo. O sarampo é uma doença muito grave e pode ter complicações, como otite, pneumonia e encefalite.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem