Eleita primeira vereadora na história de Toledo/MG, Valdete Rosa Pinto (PV) foi eleita em 16/12/2014 à primeira mulher a ocupar a presidência da Casa de Leis em toda a história do Legislativo Municipal. Sua posse como presidenta aconteceu em Janeiro/2015.
Segundo a presidente da Câmara, a eleição tem importante simbolismo porque dá mais visibilidade à participação da mulher na democracia. Para os próximos dois anos, a presidente diz que priorizará a ampliação da comunicação com a sociedade e a transparência das decisões da Casa de Leis.
Futuro – Outro desafio detectado pela presidente para o biênio 2015-2016, diz respeito à contribuição com o futuro de Toledo. De acordo com a presidente da Câmara, Valdete, a relação com o Prefeito deve ser de diálogo, respeito e colaboração na gestão da cidade, trabalhada de modo que a população possa compreender melhor o papel do Executivo, como deve ser na democracia. “Além disso, é necessário valorizarmos a administração que esta sendo feita no município. É fundamental participação dos vereadores na construção e desenvolvimento da cidade como vereadores, para que em um futuro próximo possamos dizer que participamos de forma positiva neste crescimento, e acima de tudo, como cidadãos Toledenses”. Complementando: “Nós precisamos analisar e interpretar os projetos dentro de um planejamento de modo a ajudar a população como um todo, e não sermos egoístas, a ponto de pensar em si próprio ou em politica individual”. Complementando: “Fomos eleitos pelo povo, para trabalhar pra todos. Meu papel na presidência desta Casa de Leis será fazer com que a população possa compreender melhor o papel do Legislativo, como deve ser num processo democrático e honesto, e com a ajuda de Deus, farei tudo que eu puder, para ajudar esse povo de Toledo”, finalizou.
Dá reunião: Na sua primeira reunião ordinária que aconteceu no último dia 16, Valdete presidiu os trabalhos Parlamentares, colocando em votação cinco Projetos de Lei de autoria do executivo municipal, e foram todos aprovados. O Projeto: 1.041/201, foi aprovado por sete votos favoráveis e um contrário, sendo do vereador José Roberto da Silva Lima. Os demais projetos foram aprovados por cinco fotos favoráveis e quatro votos contrários. Votando contrário aos demais projetos os vereadores: Jose Roberto da Silva Lima; Carlos Eli do Amaral; Jose Antônio da Silva Junior e Jonas Geovani Azevedo.
A reunião foi finalizada em conformidade da Lei.
Fonte: Ascom/Câmara Municipal de Toledo