Sabemos que a biblioteca propicia à criança, desde os primeiros meses de vida, aprender a ouvir, interagir, pensar, comunicar-se e explorar o mundo ao seu redor a partir das vivências ocorridas no âmbito da leitura e do lúdico.
Visando propiciar às crianças a comunicação entre as diversas áreas do conhecimento tornando-as agentes da sua própria cultura e intensificando a interação da criança com seus pares, educadores e famílias, o Departamento de Educação e Cultura batalhou para trazer um novo espaço para o município, onde os alunos pudessem ter cenários para a mediação entre as relações humanas e materiais.
Dessa forma, foi apresentado ao Instituto Brasil Leitor, o trabalho de incentivo à leitura realizado com os alunos da Rede Municipal. E reconhecendo o esforço de todos envolvidos no processo educativo, a melhora na qualidade do Ensino e a evolução dos alunos no processo ensino-aprendizagem, o Instituto Brasil leitor escolheu o Município de Vargem para a implantação do Projeto Biblioteca Primeira Infância.
O espaço da biblioteca conta com aproximadamente 720 itens no seu acervo composto por móveis especiais, livros e brinquedos que promovem a interação entre o Ler e o Brincar.
Além do espaço da biblioteca, o Instituto Brasil Leitor irá fornecer formação inicial e continuada para educadores e profissionais na Instituição, além de familiares das crianças, promovendo discussões e práticas sobre o lúdico, o letramento, a aprendizagem, a leitura e outros assuntos pertinentes ao programa para o envolvimento das famílias.
A implantação do espaço da biblioteca acontecerá na E.M.E.I. Aparecida de Lourdes Borelli, porém todas as escolas do município irão usufruir do espaço.
Em breve será iniciada a reforma da sala e dentro de 60 dias a Biblioteca Primeira Infância será inaugurada.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem