Vargem participa de encontro sobre estratégias para a conservação dos recursos hídricos

 

O Diretor de Meio Ambiente e Agricultura do Município de Vargem, Engenheiro Ambiental Alexandro de Souza Morais (Alex), junto com o Coordenador de Governo, Michele Consolmagno, representando o prefeito Aldo Moysés, participaram de encontro com representantes de prefeituras da região do Sistema Cantareira e da Sociedade Civil Organizada.

A reunião, realizada em Bragança Paulista, teve como objetivo discutir estratégias a serem adotadas para a conservação e produção de água. Na ocasião, ao termino do evento, foi firmada uma Carta Compromisso, denominada Carta de Bragança, como esforço conjunto das lideranças da região para estabelecer políticas públicas de conservação e produção de água no maior manancial do Estado de São Paulo.

Para Alex, é urgente a adoção de iniciativas pontuais a curto prazo e a implementação de programas complementares a médio e longo prazos. “Não adianta culpar São Pedro pela falta de água em São Paulo ou pelo encarecimento da conta de luz, a culpa é de todos nós, uma vez que todos colaboramos para as alterações climáticas, de um forma ou de outra. O principal problema é a falta de políticas públicas para reter água do solo”, explica. Ainda segundo Alex, o que tem que fazer é remunerar o produtor e proprietários de imóveis rurais, como forma de incentivo pela preservação das nascentes, rios, solo, etc e que, para isto, programas de Pagamento Por Serviços – PSA devem ser cada vez mais difundidos.

No encontro, estiveram presentes prefeitos municipais, gestores públicos, técnicos, parlamentares, representantes do Poder Legislativo, Organizações Não Governamentais (ONGs) e os institutos Kairós, SOS Mata Atlântica, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Greenpeace, entre outros.

Atualmente o sistema enfrenta a pior crise de sua história, em que o abastecimento público de água, a geração de energia elétrica e a produção de alimentos estão sendo afetados.

A reunião teve o intuito, além de discutir estratégias e políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos, elaborar proposta coletiva de um programa permanente para a manutenção e produção de água na região.

Dentre as propostas que compõe o Plano Emergencial de Enfrentamento da Crise Hídrica estão fazer cumprir o Código Florestal e reduzir o tempo de recuperação, com incentivo público; implementar o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no âmbito estadual e federal; e fomentar a realização de ações educativas e fiscalização ambiental voltada à conservação dos fragmentos florestais, evitando desmatamentos, incêndios e quaisquer outros danos no âmbito municipal.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>