Está agendada para 10 de agosto até 19 de setembro de 2020 a 11ª edição do Festival Comida de Boteco de Extrema. Tradicionalíssimo, o evento já é marca carimbada nos cenários cultural, turístico e gastronômico do município e reúne restaurantes, bares e botecos localizados em Extrema, que fica no Sul das Gerais, onde poderão ser saboreados pratos, petiscos e quitutes mais saborosos da mesa mineira.
Devido à pandemia, o evento será no formato delivery e os participantes poderão vivenciá-lo como se fosse o #botecodecasa, ou seja, os pedidos poderão ser feitos diretamente pelo aplicativo.
O tema deste ano será “300 Anos de Minas Gerais” e poderão participar estabelecimentos de alimentação mediante preenchimento da ficha de inscrição que está disponível no site www.festivalcomidadebotecoextrema.com. Vale lembrar que não será cobrada taxa de inscrição.
Durante esse período, os inscritos serão avaliados pelos quesitos descritos no regulamento e a divulgação do resultado – além da entrega do prêmio ao vencedor – acontecerá no último dia do Festival, marcado para 19 de setembro (sábado), quando acontecerão a “Grande Final” de encerramento com live e show ao vivo. Quem faz a gestão do Festival 2020 é a conceituada Nossa Senhora das Produções, empresa da capital Belo Horizonte, especializada em grandes eventos em todo o Estado de Minas Gerais e também em outras cidades do país, que esse ano conta também com o Espaço Ampliar, com larga experiência no segmento de gastronomia. O patrocínio é da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, e apoio da Prefeitura Municipal de Extrema, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo.
Um estímulo para a economia local
O Festival fortalece economicamente a cidade de Extrema, promovendo a circulação de recursos e a contratação de colaboradores locais, movimentando a cadeia produtiva da cultura como restaurantes, bares, artistas, empresas de som, filmagem, entre outros. Além disso, os estabelecimentos participantes terão em suas receitas a obrigatoriedade do uso de pelo menos um ingrediente local, sendo estimulados a comprarem de produtores locais. A organização ainda arcará com 1.500 entregas gratuitas durante o evento. É uma grande cadeia produtiva alimentada a partir da 11ª edição do Festival Comida de Boteco de Extrema.
Corra e inscreva-se!
As inscrições deverão ser realizadas entre 3 a 10 de julho. O evento contará com o máximo de 22 estabelecimentos e a participação se dará por ordem de inscrição. Todos os inscritos terão até o dia 21 de julho para testar as receitas e preencher a ficha técnica do tira-gosto/petisco, mediante a consultoria do chef curador do evento.
Comer, beber, votar e celebrar
Os donos de bares, botecos e restaurantes receberão dicas e orientações do afamado chef Edson Puiati, que coleciona respeitável experiência internacional. É um dos quinze chefs que representam a culinária mineira no maior evento internacional de gastronomia, além de supervisionar renomados eventos no setor e de produzir pratos para as obras literárias de culinária de muito sucesso, estruturando e coordenando restaurantes, escolas e principalmente atuando com muito entusiasmo nas salas de aula há 28 anos. É ainda consultor gastronômico, curador, palestrante, restauranteur e coordenador do Curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA de BH.
11º Festival Comida de Boteco
Os cinco melhores restaurantes com as melhores notas em todos os quesitos apresentados serão anunciados no dia da Live de Encerramento – “Grande Final”. O público poderá votar online em formulário que também estará disponível no site do evento. Em breve, mais informações.
Redes sociais
Fique por dentro de tudo o que rola no Festival pelas redes sociais @comidadebotecoextrema(Instagram) e www.facebook.com/Comidadebotecoextrema (Facebook), na #ComidadeBotecoEmCasa.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Festival Comida de Boteco