Os motoristas de aplicativos de Extrema e a comunidade acabam de ganhar mais um grande benefício: a aprovação da autorização do trabalho de motoristas autônomos por meio de aplicativos.
Os vereadores Leandro Marinho – presidente da Câmara, pastor René Cursino – vice-presidente, Telma Aparecida Maciel – 1ª secretária, Rafael Silva de Souza Lima (Tita) – 2º secretário da mesa diretora, Danilo de Morais e Sidney Soares de Carvalho (Walderrama), votaram totalmente favoráveis ao Projeto de Lei Nº 3.081 que foi apresentado na 7ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 13.
Com a aprovação do Legislativo, os condutores terão mais segurança e maior organização no trabalho. “Este projeto regulamenta o uso de aplicativos de transporte em todo o município. Praticamente toda a população lida com aplicativos que são destinados para diversas finalidades – e o transporte é uma das áreas mais atuantes. Essas importantes ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida da comunidade, o que facilita a qualidade de vida e melhora o desenvolvimento social e logístico das pessoas, além de gerar maior economia local”, comentou Leandro Marinho.
Uma luta que começou em 2017
Desde o ano de 2017, a Câmara de Extrema, por meio da Comissão de Participação Popular, vem intensificando ações para que os transportes público e privado fossem regularizados e mais valorizados. “Recebíamos constantes reclamações dos moradores sobre a qualidade do nosso transporte público. Na época eu era presidente da Comissão Popular e mobilizamos uma audiência pública com o objetivo de debater, junto à comunidade e aos prestadores de serviço, as melhorias necessárias em atendimento às demandas. Em abril do mesmo ano realizamos uma grande audiência pública aqui na Casa de Leis e, durante o encontro, os moradores puderam reclamar e dar as suas sugestões, além de cobrar benfeitorias emergenciais sobre o serviço que atendia os bairros urbanos e rurais do município. Temas como os atrasos nos itinerários, a diminuição na quantidade de viagens e as mudanças nos trajetos foram trazidos à tona. Isso mostra que há três anos vínhamos travando uma batalha para melhorar o nosso sistema de transporte”, contou Leandro Marinho.
Para os demais membros da mesa diretora que é formada por René, Telma e Tita, os aplicativos são, indiscutivelmente, uma excelente opção para tornar a vida mais prática e encontrar ainda opções em diversas áreas como comércio, meios de alimentação, recreação e lazer, turismo e cultura. “Ao regularizar este tipo de aplicativo, os motoristas se aproximam cada vez mais dos clientes e permitem que eles se aproximem cada vez mais do seu negócio, gerando assim confiabilidade e grande interação”, disseram.
Para Danilo e Walderrama, o uso do aplicativo permite grande agilidade e confiabilidade na obtenção do serviço. “Promove-se a fidelidade e uma grande interação comercial, que se tornam ainda mais simultâneas e rápidas. Com a aprovação e a autorização do trabalho dos motoristas autônomos que utilizam dos aplicativos, a população ganha em seguridade, conforto e baixo custo. É um benefício geral!”, destacaram.
Regularizando e valorizando o profissional
Outra conquista para o transporte – desta vez para os motociclistas –, que não pode ser esquecida, foi a aprovação do Projeto de Lei Nº 2.908, enviado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores de Extrema. Todos os parlamentares foram unânimes em aprovar a regularização da profissão de mototaxista, que era uma antiga reivindicação desses profissionais.
“Quando se aposta no transporte – seja ele privado ou público – garante-se uma melhor qualidade de vida pra nossa população e também um impacto positivo na vida de quem trabalha na área. Essa é uma vitória que vem sendo apoiada pela Câmara e que conta com a união do Poder Executivo, na figura do prefeito, João Batista da Silva. Sempre iremos priorizar mais esta pauta porque trata-se de uma classe de trabalhadores que é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Estamos valorizando e reconhecendo dezenas de profissionais que levam alimento pra dentro das suas casas. Essa regularização reflete em respeito e atenção aos motoristas e motociclistas, de forma geral. Quem ganha é a comunidade!”, comemorou Leandro Marinho.
O papel de quem cuida da populaçâo
“Nosso modo de trabalhar é respeitando aqueles que mais precisam de amparo e representatividade. Como legisladores atuamos pelo bem comum, levando em conta o desenvolvimento social e o respeito com as coisas e serviços públicos. Levar em conta as reivindicações da comunidade e dos trabalhadores são posturas que sempre serão seguidas à risca por todos nós”, pontuaram Leandro, René, Telma, Tita, Danilo e Walderrama. Eles finalizaram: “Estamos ao lado do cidadão para tentar resolver os problemas que envolvem o transporte municipal. É desta forma que construímos uma Extrema mais digna pra todos nós”.
Fonte: ASCOM – Câmara de Extrema