Vereadores de Bragança Paulista aprovam, em 1º turno, proibição do uso de canudos plásticos

Projeto teve 17 votos favoráveis e um contrário, proposta segue para votação em 2º turno na próxima semana 

Os vereadores da Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovaram, em 1º turno, o projeto de lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis. De autoria dos vereadores Marcus Valle e Rita Leme, o PL teve 17 votos favoráveis e um contrário, do vereador Claudio Moreno.

A discussão sobre o uso de canudos plásticos já ocorre em diversas partes do mundo, além de ser uma lei já vigente em vários municípios do Brasil. Rita Leme, uma das autoras, defendeu a iniciativa alertando que “grandes corporações elegeram os canudos como primeiro vilão do meio ambiente”. “Longe de ser o principal problema ecológico, o canudo funciona como porta de entrada para que consumidores se conscientizem e deixem de usar outros materiais de uso único, como sacolas e garrafas. A ideia é que o canudo plástico seja substituído por canudos de papel reciclável, biodegradável ou comestível. Esses produtos já existem”, explicou.

Marcus Valle também se posicionou ao pedir apoio da Casa. “Muita gente diz que esse projeto é uma ‘perfumaria’, ‘modismo’, que não serve para nada, alegando que não adianta proibir os canudos se usamos copos plásticos, sacolas, entre outros”, iniciou. O vereador complementou “gostaria de destacar como argumento que o canudo é o mais efêmero dos materiais plásticos utilizados, com um uso de no máximo cinco minutos, sendo em seguida descartado. Temos que mudar”, disse.

O projeto também recebeu uma emenda, do vereador Marco Antonio Marcolino, estabelecendo que a lei só entre em vigor 120 dias após a sanção. O objetivo é permitir um período de ajuste ao comércio local. A emenda teve aprovação unânime.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam