Na quarta-feira, 23/05, os vereadores da Câmara Municipal encaminharam à promotora, Dra. Rogéria Cristina Leme, do Ministério Público (MP) da Comarca de Extrema, a documentação referente aos processos licitatórios e contratos do Executivo.
Segundo os parlamentares da Casa de Leis, os últimos dias foram marcados por questionamentos nas redes sociais e também por pronunciamentos na tribuna legislativa por parte de vereador. Os processos encaminhados ao MP são os de Nº 000050/2017, 0000075/2017, 000161/2017 e 0000017/2018.
Os vereadores Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello, presidente, Luiz Fernando Ferreira – Mantega, vice-presidente, Leandro Marinho – 1º secretário, Telma Aparecida Maciel Lopes, 2ª secretária, Dr. Roberto de Cunto, Pastor René Cursino, Danilo de Morais, Sidney Soares de Carvalho – Walderrama – e Rafael Silva de Souza Lima – Tita, se reuniram no final de semana e feriado para analisarem os documentos e dar uma resposta à população. Após a análise realizada juntamente com a assessoria jurídica da Câmara, não foram encontradas nenhum tipo de irregularidades nos processos. “Dos processos analisados, dois deles foram anulados pela própria administração: 000075/2017 e 000017/2018”, explicaram.
Ainda de acordo com os nove vereadores, uma das principais funções da Câmara é exercer a fiscalização sobre o Poder Executivo. “Para isso não é necessário atuação espetaculosa nem holofotes e, por isso, os nove vereadores analisaram a documentação e tomaram as atitudes cabíveis sem criar dúvidas e polêmicas e muito menos gerar tumultos aos extremenses”, destacaram.
Sabe-se que os posicionamentos políticos podem influenciar a forma de atuação, mas é preciso coerência principalmente porque a Casa de Leis é a principal representante dos interesses dos munícipes, sempre colocando a vontade popular acima de tudo. Os vereadores se colocam à disposição do MP para prestarem qualquer auxílio ou esclarecimentos necessários.
A Câmara também se coloca à disposição da população e reitera o seu compromisso na busca pela verdade.