Vestibular do IFSULDEMINAS abre inscrições para mais 3.000 vagas em cursos técnicos e superiores

No último dia 03 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abriu as inscrições para mais de 3.000 vagas. Deste total, 1.805 vagas são para cursos técnicos e 1.225 para cursos superiores. A instituição disponibiliza mais de 75 opções de cursos nas cidades de Carmo de Minas, Cássia, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.
Inscrição
Os interessados podem se inscrever até 08 de novembro e terão até 09 de novembro para pagamento da taxa, cujo valor é de R$ 25 para cursos técnicos e de R$ 50 para cursos superiores. Todo o processo de inscrição é feito on-line pela página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular. Neste ano, todas as agências bancárias e lotéricas estão autorizadas a receber a Guia de Recolhimento da União (GRU).
Pedido de isenção da taxa
É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Nesse caso, a inscrição deve ser feita normalmente. Com o número gerado, o candidato deverá preencher o requerimento de isenção da taxa (anexo II do edital). O resultado final está previsto para 26 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, deve ser efetuado o pagamento dentro do prazo, 09 de novembro.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital e observar o prazo para entrega da documentação comprobatória, dia 09 de novembro de 2016.

Provas

As provas do Vestibular 2017/1º serão realizadas no domingo, 04 de dezembro de 2016, em um único período, das 08h15 às 12h15. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 24 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam