Alberto Pinto Coelho, vice-governador de Minas Gerais, foi convidado do projeto “Rotas para o Futuro” promovido pela Regional Sul da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) e parceiros na cidade de Pouso. O encontro aconteceu na segunda-feira, 12/08, Durante o evento foi realizada palestra com o tema “O Estado como indutor do desenvolvimento regional”, que foi ministrada pelo vice-governador. A escolha do tema teve como objetivo fomentar a discussão sobre o desenvolvimento regional mineiro. Participaram
lideranças empresariais e políticas do Estado, entre eles o prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin, o vice-prefeito, João Batista da Silva, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio José Vieira.
O projeto “Rotas para o Futuro” é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas e percorre as regionais da Fiemg no Estado promovendo simpósios, seminários e debates que colocam em pauta temas relevantes ao desenvolvimento de Minas e a realidade empresarial local, visando à elaboração e implantação de ações essenciais para promover o crescimento e o fortalecimento da indústria em toda a região. Este é o terceiro ano de realização do projeto iniciado em 2011 para aprofundar os estudos sobre os gargalos para o crescimento de Minas Gerais.
Na ocasião, ao se referir a Extrema como modelo de desenvolvimento, o vice-governador disse: “Em vinte anos Extrema passou de Portal de Saída para Portal de Entrada de Minas Gerais – um modelo de gestão que deve ser copiado”. Alberto Pinto Coelho falou ainda que é sempre um grande parceiro de Extrema. “É graças a esta atenção que temos conseguido realizar tantos projetos em nossa cidade e ainda tem muito mais que vamos fazer”, disse Bergamin.