Na manhã da quarta-feira, 13 de janeiro, aconteceu, no Teatro do Paço de Cambuí, reunião organizada pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, sobre a Dengue. O evento contou com a presença de funcionários da Secretaria de Saúde e Secretaria de obras.
O foco da reunião foi esclarecer os funcionários da prefeitura que possuem um contato direto com a população, no caso dos agentes de Saúde da Família e os funcionários da Secretaria de Obras, por estarem ligados a situações onde possam conter ambientes propícios à proliferação do mosquito transmissor das doenças, como terrenos baldios e áreas em construção, por exemplo.
O Prefeito Dirceu Marques Dias salientou a importância de todos estarem atentos no combate ao mosquito e suas fontes de proliferação, visto que esta é a época propícia para sua criação e que a atenção a possíveis focos devem ser redobradas.
Ítalo Paiva, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, reforçou a importância de todos os departamentos da Administração agirem em conjunto para evitar a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a febre chikungunya e o zika vírus.
Apesar de 2015 ter tido pouso casos de Dengue em Cambuí, Ítalo salientou que no ano anterior houve pouca chuva e que este ano a situação é diferente, já que as chuvas tem sido constantes nos últimos meses.
Ao final houve uma reunião com os funcionários da Secretária de Saúde onde foi apresentado o Plano de Ação contra a Dengue de 2016.
É importante a participação de toda a comunidade no combate à dengue, visto que tanto ela quanto as outras doenças transmitidas pelo mosquito são extremamente perigosas. Para ajudar na conscientização e o combate à doença a Prefeitura de Cambuí criou uma página onde a população pode obter mais informações.