A cidade de Piracaia esteve presente na primeira edição de 2015 do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional Entre Serras e Águas, realizado no Parque Edmundo Zanoni, em Atibaia. O município foi representado pelas barracas de artesanato e com os grupos de Congada Branca, Caiapó, Catira e São Gonçalo.
Um dos espaços do pavilhão era o de Maria Francisca de Melo Gonçalves, mais conhecida como Chica, que participa do evento há dez anos e também expõe seus artesanatos na Casa do Artesão, na entrada da cidade. Além de peças como aviões, cavalos e carruagens de madeira, Chica trabalha com fuxico, um artesanato com agulha e tecido.
“Eu sou de família de artesãos, desde a minha avó Maria, com a qual aprendi a fazer fuxico. Procuro primeiramente desenhar as peças que imagino e depois é pegar a agulha e o tecido e trabalhar cada uma delas”, afirmou Chica, em entrevista ao Jornal dos Romeiros.
Além dos fuxicos e de peças em madeira, o que mais chamou a atenção no espaço da Chica foi a Congada retratada em um isopor, confeccionada e talhada pelo Padre Epifânio Benedito José Braga da Silva e pelo artista plástico Wagner Piracaia. “A peça é linda e olha que trouxemos só uma parte dela”, disse Chica.
Outro espaço ocupado por Piracaia no Revelando São Paulo Entre Serras e Águas era o de Luiz Cláudio Oliveira Silva e seu pai Emílio Silva, que fazem placas personalizadas e outros adornos de madeira, como bancos e mesas. Os dois artesãos expõem seus produtos também na entrada da cidade, no portal.
A próxima edição do Revelando São Paulo será no Vale do Ribeira, em Iguape, mas a cidade não participa. Até o fim do ano, Piracaia estará presente com seu artesanato e danças nas duas outras edições do evento: Vale do Paraíba, em São José dos Campos, e na cidade de São Paulo.
Fonte: www.portalpiracaia.com.br
Foto: Rafael Leitão