O golpe é do empréstimo não solicitado, crime de estelionato que consiste em roubar dinheiro alegando crédito indevido em conta
Vítimas de fraudes financeiras têm procurado o Procon Câmara para tentar resolver a situação. Desta vez, o golpe é do empréstimo não solicitado, um crime de estelionato que consiste em roubar dinheiro das pessoas alegando crédito indevido em sua conta. A abordagem é realizada por um suposto funcionário de agência bancária via telefone, como explica a gerente do Procon Legislativo, Luísa Ortiz.
“O golpista liga para o consumidor falando ser de algum banco e que um certo valor caiu em sua conta, e que para cancelar a contratação do empréstimo é preciso transferir valores para um terceiro. O consumidor acaba transferindo o valor para o criminoso e a contratação permanece”.
Como o ditado popular ‘dinheiro não cai do céu’ é válido, a orientação é que o consumidor não realize nenhuma tratativa com supostos bancos por telefone. “Caso a pessoa que te ligou se intitule atendente bancário, informe que irá presencialmente na agência para resolver”, alertou Luísa Ortiz.
As vítimas também podem procurar o Procon de Extrema para serem orientadas sobre como proceder. O endereço é Rua Antônio Onisto, 369, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou via WhatsApp no número (35) 99907-3268.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema