O esporte de Pouso Alegre acaba de ganhar um leque de alternativas para ampliar o investimento no setor e apoiar iniciativas voltadas à promoção da atividade. A Lei 5.495 de 2014, sancionada pelo prefeito Agnaldo Perugini em agosto, criou o programa Viva Esporte. Por meio dele, a Secretaria de Esporte e Lazer pode receber patrocínio, firmar parcerias com a iniciativa privada para a realização de eventos e apoiar entidades sem fins lucrativos que promovam atividades de desporto e paradesporto.
Os patrocínios serão viabilizados por meio de publicidades que poderão ser veiculadas nos espaços públicos dedicados ao esporte. É o caso do estádio municipal, do ginásio poliesportivo e das quadras esportivas escolares. O chefe da pasta, João Batista Rodrigues, explica que a nova fonte de receita seguirá para o fortalecimento das atividades esportivas no município, com a expansão de sua estrutura, criação de novos projetos e eventos. “O objetivo é formar um calendário ainda mais consistente de eventos esportivos, aprimorar nossas instalações e fomentar novos projetos, pontua.
A lei abre caminho também para que a Secretaria firme parcerias com o setor privado na realização de eventos, projetos de captação de recursos, educacionais e no desenvolvimento do esporte de alto rendimento. O diretor da pasta, Marcelo Ferreira, conta que o programa é visto como um marco para o fomento esportivo no município. “Trata-se de um programa grandioso, com enorme potencial de incentivo do esporte local. Com essa nova ferramenta, vamos desenvolver ações que contemplam desde a valorização da atividade até o estabelecimento de políticas públicas fortemente direcionadas ao seu fomento”, afirma.
Dentre as várias frentes em que o programa pretende atuar, está incluído o apoio a entidades sem fins lucrativos que se dedicam ao esporte. Está prevista a celebração de contratos para concessão de equipamentos e de subvenções. “A ideia é trabalhar em todas as dimensões possíveis para fortalecer a prática do esporte, não apenas com a ampliação de recursos, mas também com o apoio às instituições que promovem sua prática, tendo em vista sua função social e educativa”, avalia o secretário.
Mérito Esportivo
O programa cria ainda a ‘Ordem do Mérito Esportivo’. A honraria será concedida pelo município, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, às entidades, organizações, autoridades e cidadãos que tenham contribuído pelo esporte local com suas ações. A cerimônia de entrega da comenda se dará no dia 19 de fevereiro de cada ano, quando é comemorado o Dia Nacional do Esportista.
O esporte evoluiu para uma prática cada vez mais empreendedora em todos os níveis. O setor público pode e deve acompanhar essa tendência como forma de obter novos recursos para financiar a função social e educativa da atividade e mesmo criar os alicerces para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento, considera o prefeito Agnaldo Perugini. Segundo ele, garantir a valorização do esporte e o fomento de suas práticas é uma estratégia fundamental das administrações públicas na promoção da qualidade de vida de seus moradores. “Estamos falando de uma atividade com diversas funções sociais, passando pela recreação, saúde, educação e economia”, conclui.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre