O Centro de Regulação Municipal em saúde “Adhemar Pereira Dias” foi um projeto de melhoria e desenvolvimento da estrutura, criado em 2013, visando centralizar as ações de marcação de consultas/exames de especialidades e transporte de pacientes para fora do município, gerando um atendimento mais humanizado. Hoje, o centro de regulação conta com uma assistente social para realizar avaliações e auxílios, um agendador de transporte, uma recepcionista, um médico regulador, que atende pacientes indicados através das UBS, e uma coordenadora. O município de Camanducaia é responsável pelos atendimentos em atenção primária, sendo que os demais tipos de atendimentos são encaminhados para agendamentos em outros municípios que são pactuados como: Pouso Alegre, Ouro Fino, Poços de Caldas, Alfenas, entre outros.
O projeto de Regulação em Saúde foi premiado no início de 2014, dentre outros 650 municípios, no “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” da Associação Mineira de Municípios, levando outras cidades a conhecerem e aderirem ao projeto. Durante o ano de 2013 foram agendados 2.573 atendimentos, dentre eles 146 consultas de endocrinologia, 237 de dermatologia, 147 neurologia, e ainda, 297 exames de mamografia e 402 de ultrassom. No ano de 2014 foram 5.029 atendimentos agendados.
O Centro de Regulação em Saúde ainda fornece e acompanha o uso de medicamentos e equipamentos que forem necessários. Atualmente sete usuários de oxigênio em terapia domiciliar, 24 de suplementos alimentares e 11 de hemodiálise estão sendo atendidos pelo Centro de Regulação.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Joaquim Ferreira de Araújo, nº 177 – Colégio. Telefones (35)3433-2554 ou (35)3433-3706 e também pelo endereço eletrônico: saude5@camanducaia.mg.gov.br.
“Esse projeto foi criado com a perspectiva que todos os pacientes sejam atendidos com maior agilidade em suas necessidades, e ainda que após terem seus agendamentos realizados não deixem de ter um meio de transporte. Depois que implantamos o Centro de Regulação, os carros passaram a ser exclusivos da saúde, isso faz com que o paciente não desvie de seu trajeto, o que acontecia e era alvo de muitas reclamações até 2012. Em 2015 vamos buscar diminuir a demanda reprimida de especialidades que temos no setor e avançar mais, melhorando e priorizando os atendimentos. O Centro de Regulação é um projeto que deu certo, facilitando a vida dos cidadãos” falou o Prefeito Edmar Dias.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camanducaia