Com objetivo de participar da elaboração das políticas públicas voltadas a jovens e adolescentes no município, cerca de 300 pessoas estiveram, na última quinta-feira, dia 28, no auditório do Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA). Os participantes são alunos de escolas estaduais e também adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ação Total, Jovens Construindo a Cidadania (JCC), da Polícia Militar, Fundação Casa e Comenor.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita, Professora Huguette, da primeira-dama, Rosangela Leme, de representantes do poder Judiciário, Executivo, Legislativo, Polícia Militar e Civil, Diretoria de Ensino, Comenor, Fundação Casa, conselhos municipais, além de representantes dos adolescentes. O evento teve em sua abertura a apresentação do coral de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).
A primeira palestra foi de responsabilidade da adolescente Anna Luiza Calixto, autora do livro ‘Vivendo o Protagonismo Infantil’, que falou sobre responsabilidade social e a importância da participação dos jovens nas decisões, além de redução da maioridade penal, tema de outro livro de sua autoria. As autoridades presentes foram homenageadas pelos alunos do Jovens Construindo a Cidadania (JCC).
Esta foi a segunda edição do evento, que tem como prioridade a participação dos jovens nas ações que decidirão o futuro do país. A iniciativa deste encontro foi uma parceria entre a Fundação Casa, Comenor, Vara da Infância e Juventude e a atual Administração, para que os adolescentes realizem questionamentos e exponham suas ideias ao Poder Público, conselhos municipais, entidades e demais envolvidos.
O tema central abordado neste ano foi ‘Construindo Uma Nova História – O mundo muda quando você muda’. Baseado nisto, ocorreram debates, explanações sobre uso de drogas e apontamentos sobre direitos dos adolescentes e do Estatuto da Juventude.
No período da tarde, os jovens se dividiram em grupos para questionar sobre as áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança e família, meio ambiente e trabalho. O evento contou também com apresentações culturais e artísticas, das secretarias municipais, resumo da edição anterior, sorteios de tablets e outros brindes, cedidos por parceiros do evento.
Ao final do encontro, foi elaborado um relatório com as reivindicações e propostas dos jovens sobre os assuntos abordados, que será encaminhado para avaliação.
Fonte: DIMP Prefeitura Bragança Paulista