5 cuidados com pneus que vão te fazer economizar

Se cuidar do caminhão é importante, cuidar da qualidade dos pneus é fundamental. Sem pneu, não tem viagem!

São tantos os gastos para quem leva a vida na estrada: alimentação, manutenção, combustível. Mas existem alguns detalhes sobre os cuidados com pneus que podem fazer toda a diferença na hora de economizar.

A longo prazo, eles podem ajudar o estradeiro a gastar menos com reparos e manutenção. Por isso, reunimos aqui 5 cuidados com pneus que vão te fazer economizar.

Sempre checar pressão dos pneus

As vezes por falta de tempo ou por falta de atenção, o estradeiro pode se esquecer de checar a pressão dos pneus.

Fazer isso pode causar um gasto além do necessário. Pressão baixa nos pneus sobrecarrega o sistema de direção e aumenta o consumo de combustível do veículo.

Segundo a Michelin, uma pressão de 20% abaixo da recomendada aumenta o consumo em 1,7% no transporte de longa distância.

Além aumentar os gastos com o caminhão, a pressão baixa nos pneus causa maior fadiga da carcaça, o que gera desgaste prematuro e muitas vezes impossibilita a recapagem.

Alinhar a suspensão

Esse é um detalhe que pode fazer muita diferença na vida útil dos componentes, evitando desgastes desnecessários. É importante alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que:

  • O veículo sofrer impactos fortes;
  • Na troca de pneus;
  • Quando os pneus apresentarem desgastes irregulares;
  • Quando componentes da suspensão forem substituídos;
  • Quando o veículo estiver “puxando” para um lado;
  • A cada dez mil quilômetros.

Usar o indicador de desgaste da rodagem (TWI)

Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.

Evitar derivados de petróleo

Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esses produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

Não rodar com pneu careca

Rodar com pneus carecas pode te render multa. Para evitar este gasto, fique sempre atento ao estado dos pneus do seu veículo.

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado.

O que é entendido como mau estado? No geral, associamos ao pneu careca, mas o mau estado é medido pela espessura. Caso o sulco de um pneu seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco à parte mais externa da banda de rodagem, você está sujeito a multa. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.

Mau estado dos pneus é considerado uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Fonte: Trucão

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam