Na manhã de quarta-feira, 15, o 59° BPM promoveu mais uma palestra, durante a 3° semana de treinamento intensivo, que está sendo realizado durante todo o mês de agosto, em Camanducaia. Ao final das atividades, os militares apresentarão competências específicas, de acordo com as diversas tarefas e cargos existentes.
O treinamento foi conduzido pelo 2° Tem PM Coimbra e teve como tema as tratativas de “Intervenção Policial, Verbalização e Uso da Força”.
Durante a apresentação, os militares foram orientados sobre as intervenções policiais, que tratam-se de ações que empregam técnicas e táticas e têm como objetivo a promoção e defesa dos direitos fundamentais da pessoa. Estas ações, quando seguem com a devida execução (preparo mental, treinamento e obediência às normas técnicas), possuem uma maior probabilidade de sucesso.
O preparo mental é o processo de pré-visualizar os possíveis problemas durante a intervenção. Essa técnica permite que o policial militar antecipe-se e planeje respostas eficazes em sua atuação.
Os militares presentes ainda foram instruídos sobre a avaliação de riscos, um importante componente do pensamento tático. Esta avaliação possibilita que o policial analise o cenário e desenvolva e execute, com a agilidade necessária, o plano de atuação.
A instrução baseou-se na necessidade de fomentar a atualização/aquisição de conhecimentos e habilidades de extrema importância principalmente ao serviço operacional. Tais conhecimentos contribuem efetivamente na tomada de decisão do policial militar em sua atuação, garantindo o êxito, mesmo com a existência inevitável de riscos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 59° BPM