A Prefeitura de Pouso Alegre apresentou o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) à comunidade na manhã da sexta-feira (26), na Avenida Pinto Cobra. A atividade integra a 7ª oficina do Plano Técnico de Trabalho Social (PTTS), indicado para ser desenvolvido nas obras do governo federal. O evento contou com a presença de centenas de alunos das duas escolas municipais próximas ao equipamento público, secretários municipais, vereadores e do prefeito Agnaldo Perugini.
O encontro desta sexta-feira teve a apresentação das fanfarras das escolas municipais Professora Josefa Torres e Isabel Coutinho Galvão. Após a cerimônia, um grupo de grafiteiros deram início a uma intervenção artística na fachada do centro. O trabalho com grafite seguiu ao longo do dia ao som da música do DJ Akilo. Outras seis oficinas envolvendo a comunidade foram feitas no local desde fevereiro de 2013. A ideia da série de atividades é envolver a comunidade que será diretamente beneficiada pela obra, estabelecendo vínculos e esclarecendo sobre as possibilidades de utilização do espaço público.
O prefeito Agnaldo Perugini abriu as atividades da oficina. “Esta é uma obra que vai beneficiar toda a comunidade teve o empenho de toda a administração. Neste centro, vão convergir os trabalhos das secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Desenvolvimento Social. Elas terão a missão de acolher famílias carentes e garantir o acesso ao lazer e à cultura para as comunidades próximas”, discursou o prefeito Agnaldo Perugini.
O Centro
No encontro da região central da cidade com a região sul, o centro será uma das referências em lazer, esporte e cultura no município. A diversidade de espaços impressiona. Dois edifícios multiuso, dispostos em uma praça de esportes e lazer, um Centro de Referência em Assistência Social, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro e auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
O objetivo dos Centros de Artes e Esportes Unificados é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. O CEUs de Pouso Alegre conta com investimentos de R$ 2,2 milhões e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal.
CRAS Volante
A Secretaria de Desenvolvimento Social aproveitou a apresentação do CEUs para fazer uma demonstração de sua mais nova ferramenta de combate à pobreza, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Volante. Trata-se de uma van especialmente equipada, com uma equipe de assistentes e orientadores sociais cuja missão será atender famílias carentes em regiões afastadas do município.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre