Até o próximo dia 30 de janeiro, estão abertas as inscrições para o curso EAD Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL.
A capacitação é uma realização do Centro Lucio Costa, do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimonio Cultural Imaterial (Crespial) e da Unesco, com coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural.
São 50 vagas para o curso que acontecerá entre os dias 19 de fevereiro e 4 de maio, com aulas ministradas pela internet.
O curso tem a coordenação de conteúdo de Lucas dos Santos Roque e o corpo docente é formado por especialistas do Brasil e da América Latina.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, http://inspirebr.com.br/ead. A seleção dos participantes ocorrerá no dia 10 de fevereiro.
Estruturado em oito disciplinas, o curso tem como objetivo fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial – legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade.
Também permitirá analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território e meio ambiente.
O curso é voltado para gestores públicos na área do Patrimônio Cultural Imaterial, responsáveis pela gestão de políticas de salvaguarda deste tipo de patrimônio.
Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina Ambientação em EAD, que tem como objetivo quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Também serão oferecidas as disciplinas:
- Ambientação em espaços virtuais e introdução ao funcionamento do curso;
- A constituição do campo do patrimônio imaterial e seus conceitos estruturantes;
- A Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Convenção de 2003) e as suas Diretrizes Operativas;
- A Gestão Pública do PCI;
- A participação da comunidade na Gestão do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de apoio, fomento, divulgação e promoção do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de reconhecimento, identificação, investigação e documentação do PCI;
- Transversalidade e interfaces do Patrimônio Imaterial.
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/