Inatel comemora na 4ª quinta-feira do mês de abril o Dia Internacional das Mulheres em TIC. Essa data foi estipulada pelo ITU (International Telecommunication Union), organização ligada à ONU que regulamenta as telecomunicações internacionais.
O Girls in ICT Day, que aconteceu esse ano no dia 23 de abril, é a oportunidade para as mulheres vivenciarem a tecnologia como um novo caminho, defender os interesses e oportunidades e incentivá-las a escolher uma carreira profissional neste setor. Atualmente a data é comemorada em mais de 120 países que realizam atividades neste dia.
Pioneirismo Feminino
Em uma área tipicamente masculina, as mulheres buscam cada vez mais se firmar e mostrar sua importância para o mercado. Porém uma das personagens mais importantes da história da tecnologia era do sexo feminino. Seu nome é Ada Lovelace, e é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história.
Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.
A máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o tempo de vida da condessa. No entanto, em 1982, uma linguagem de programação estruturada ganhou o nome Ada como referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia.
Para a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Pro Television e ex-aluna do Inatel, Vanessa Souza mesmo nos dias atuais ainda é possível encontrar mulheres que sofreram preconceitos na área. Mas ela ressalta que essa prática vem diminuindo. Acredito que isso vem ocorrendo, pois é cada vez mais comum ver mulheres atuando nessas áreas de TIC. Mesmo assim ainda é comum ouvir relatos de mulheres que sofrem preconceito devido a cultura de nosso país. Eu vejo isso como um desafio que nos motiva a sempre sermos melhores e capazes .
Para a Professora Adriana Izidoro é cada vez mais notório o interesse das mulheres na carreira de TIC. Como educadora vejo o crescente aumento de mulheres que buscam essa área. Em um artigo que li, relata que entre 2001 e 2010 houve um crescimento de 210% de mulheres procurando a área de TIC. Uma carreira em TIC permite as mulheres usar sua criatividade, sensibilidade e participar na construção do futuro, relata.
Mulheres no Inatel
O Inatel oferece sete cursos de graduação (Engenharia Biomédica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Curso Superior em Tecnologia em Automação Industrial e Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Telecomunicações), além de pós-graduação lato sensu e Mestrado em Telecomunicações. Atualmente, o Instituto conta com 440 alunas que representam 23% do total de estudantes e são maioria no curso de Engenharia Biomédica.
Fonte: www.inatel.br