Manifestações contrárias à corrupção e ao governo Dilma, marcarão o dia 16 de agosto. Diversos grupos estão se mobilizando para realizar uma carreata pacífica que circulará pelas ruas de Extrema. O ponto de encontro e saída está programado para acontecer a partir das 10h no Parque de Eventos.
Segundo os organizadores, mostrar o descontentamento com o atual Governo Federal e principalmente, mostrar que o extremense apoia um Brasil livre da corrupção é o objetivo da carreata.
As manifestações acontecerão em todo o Brasil, inclusive fora do país. Os principais líderes das manifestações nacionais são o Movimento Brasil Livre (MBL), o Vem Pra Rua e o Revoltados Online.
Segundo Rogério Chequer, líder do movimento Vem Pra Rua, os últimos 12 anos das políticas de irresponsabilidade fiscal do PT chegou agora na forma de recessão, juros altos e desemprego, principalmente entre as pessoas de menor poder aquisitivo e isto está motivando a sociedade a se rebelar contra o atual Governo Federal.
Já o grupo MBL, prefere manter a postura de pedido de impeachment da presidente, alegando que esse governo não foi capaz de cortar despesas e transferiu a responsabilidade do ajuste fiscal para a população.
A conta recaiu sobre a população, que viu em suas despesas obrigatórias, elevações nos preços de maneira acentuada e agressiva. O preço da gasolina, etanol e diesel comprometeram o abastecimento de mercadorias e consequentemente o preço final de produtos básicos da alimentação e vestuário ficaram mais altos; a energia elétrica teve reajuste assustador; entre outras mazelas que minam o desenvolvimento social.
Nunca se viu uma população tão contrária a um Governo Federal. No dia 6 de agosto, o Instituto Datafolha publicou pesquisa indicando que a presidente Dilma tem rejeição de 71% da população, que entende que o seu governo é ruim ou péssimo. Desde que o Datafolha iniciou a série de pesquisas em âmbito nacional, em 1990, no governo Fernando Collor, está é a pior avaliação.
Também pudera, além da crise econômica, a cada dia aparecem mais evidências de má administração por parte do Governo Federal, com denúncias de desvios de recursos da Petrobrás para apoio aos partidos na época da campanha eleitoral, diminuição dos investimentos nas áreas da educação, saúde e segurança pública, entre tantos outros estão contribuindo para uma mobilização geral que promete levar a população às ruas no domingo dia 16 de agosto.
Recentemente, com a nova prisão do ex-ministro José Dirceu, fortaleceu-se ainda a ideia de que a operação Lava a Jato ainda identificará novos nomes que fomentam a corrupção em âmbito federal e isso ainda tenderá a aumentar o desejo dos manifestantes pelo impeachment da presidente Dilma.
Participe você também desta carreata! Dia 16 de agosto, a partir das 10h, no Parque de Eventos.