Em comemoração ao dia do adolescente, comemorado no dia 21, e aos cinco anos de funcionamento do serviço, o Espaço do Adolescente realizou na última sexta-feira, dia 23, festa para os jovens que frequentam o espaço e também os que residem na comunidade e seus familiares.
A comemoração, que ocorreu das 13h às 17h, contou com várias atrações gratuitas para os jovens, como a apresentação do projeto Dança e Cidadania, do coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), teatro, batalha de hip hop/grafite, tenda da beleza em parceria com a Vitaderm. Houve também orientações de saúde com a equipe do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, do mês Outubro Rosa, cujo objetivo é a conscientização da prevenção do câncer de mama, de nutrição, em parceria com alunos da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb), auriculoterapia (medicina alternativa da orelha) e de saúde bucal.
Também participaram da comemoração o projeto Papo Sério e a Associação Companheiros do Menor (Comenor). Os jovens também puderam conhecer o esporte jiu jitsu e participar de oficina de slackline. Por meio de parcerias com instituições privadas, também houve distribuição de hot dog, suco, pipoca, bolo e picolé.
Sobre o espaço
Criado em Bragança em 2010, o espaço do adolescente conta com cerca de 4.000 jovens de 10 a 20 anos e cadastrados que recebem acompanhamento médico.
São realizados cerca de 800 atendimentos. O objetivo do espaço é oferecer a jovens atendimento integral individual e em grupo de forma a prevenir riscos pessoais e sociais. O serviço possui 16 profissionais, dentre eles assistente social, técnico de enfermagem, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo escolar, psicólogo clínico, psiquiatra, ginecologista, nutricionista, terapeuta ocupacional e hebiatra (pediatra com especialização em adolescentes).
No local são desenvolvidos vários grupos como o ‘Pulando Muro’, em que são trabalhadas as dificuldades e emoções dos jovens no âmbito escolar, além de os profissionais os incentivarem a buscar talentos e habilidades.
No Projeto Gestante, os profissionais realizam o pré-natal das mães adolescentes e o após-parto, também acompanham a criança até os dois anos de idade, garantindo que mãe e filho não fiquem sem acompanhamento. Outro projeto é o ‘Vida Legal’, em que adolescentes recebem apoio nutricional, passam com psicólogo para tratamento de transtornos alimentares e são incentivados a terem hábitos alimentares saudáveis, além de trabalharem sua autoestima.
Já no Projeto ‘Qualidade de Vida’, os jovens são incentivados a terem práticas que melhorem seu bem-estar físico e emocional. São desenvolvidos atualmente 18 grupos, cada um abordando tema diferente. A equipe realiza ainda trabalho preventivo de DST, oferecendo testes rápidos de HIV e Sífilis, orientações e entrega de preservativos. O Espaço do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os interessados em receber tratamento no local devem ter de 10 a 20 anos de idade e comparecer às segundas-feiras, durante todo o dia, e de terça a sexta no período da tarde à praça Catarina Pignatari Helena, Jardim São Lourenço, com o cartão SUS, comprovante de endereço, caderneta de vacinação, RG ou certidão de nascimento em mãos para o cadastro.
DIMP/Bragança Paulista