De acordo com Jorge Martins Muzy, presidente da Muzy Corp, a 5ª edição do Seminário Nacional de Incentivo à Inovação mantém o objetivo de promover ações de melhoria na gestão da pesquisa acadêmica e implementação de melhores práticas de governança, gestão estratégica de pessoas e desenvolvimento organizacional, para a educação e a inovação. Pretendemos demonstrar para a classe empresarial que o investimento em P&D não é um processo burocrático e traz grandes benefícios para as empresas; e orientar os investidores sobre as áreas com grande potencial de retorno, como a aplicação do Grafeno e da Nanotecnologia na indústria.
E pela primeira vez em relação às edições anteriores, o evento proporcionará a oportunidade para os alunos do Mackenzie terem contato direto com potenciais investidores anjo, para apresentação de projetos que tem potencial e necessitam de capital semente.
O 5ª Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, uma propriedade e iniciativa do INSTITUTO VALOR, será realizado conjuntamente com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, através de uma ação em parceria com as Faculdades de Engenharia, CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), FCI (Faculdade de Computação e Informática), CCSA (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas), FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Direito.
O objetivo principal a ser atingido com esta iniciativa será reforçar a Cultura da Inovação, colocando o tema no topo da agenda das organizações, governo e universidades. Para isso pretendemos Mobilizar, Sensibilizar e Envolver empresários, executivos e investidores, para formar alianças estratégicas para o investimento em Inovação, em parceria com o Instituto Valor e o Mackenzie, em projetos para criação de novos produtos e solução de problemas.
O público alvo, serão empresários, executivos (CEO, CMO, CFO, CIO, CKO, etc.), investidores, agências de fomento, institutos de pesquisa, profissionais da área de P&D, alunos e professores.
O seminário também tem como foco deixar claro para as empresas que elas têm muito a ganhar ao se aproximarem dos startups quando o assunto é inovação. Pode-se ilustrar o caso do MIT em que mais de 900 empresas são criadas por alunos da instituição todos os anos. Ao todo, mais de 26 mil novos negócios surgiram pela iniciativa de quem estudou por lá. Muitos dos quais, nem chegaram a concluir seus cursos. O ambiente da universidade Mackenzie é muito propício para isso.
Para tal haverá painéis de capacitação sobre como montar um startup, esclarecimento sobre o que é Investidor Anjo, Venture capital, Private Equity, como montar um negócio, e demais formas de fomento à Inovação. A aproximação entre empresas de grande porte e companhias novatas, Startups, é muito importante em áreas como o setor de energia e de sustentabilidade em que a inovação custa muito caro.
Será também apresentado para o público presente as áreas com grande potencial de retorno, como Grafeno e Nanotecnologia, como também atentar para a necessidade de criação de processos que promovam segurança jurídica para os investidores quanto a propriedade intelectual.
Também fará parte do 5º Seminário abordar a necessidade de um alinhamento entre a “tríplice hélice”: Governo + Academia + Setor Produtivo. Aos alunos do Mackenzie haverá uma abordagem específica na Semana de Preparação Pedagógica, de forma a engajar as unidades, com inclusão de um programa de “call for paper”, através da apresentação de trabalhos de alunos e professores.
Finalmente, caberá a este Seminário e Semana da Inovação esclarecer dúvidas sobre as mudanças na Lei de Incentivo a Inovação e Lei da Informática, elaboração de projetos para apresentação ao MCTI, BNDES e outros órgãos de fomento.
Faça sua inscrição no site: www.inovacao.srv.br
Lote 7: De 17 de julho à 23 de julho – Valor R$ 500,00 + R$ 35,00 de taxas
Informações diárias: www.facebook.com/inovacao
Foto: Reali Jorge