Grupo de Teatro Névoa faz espetáculos encerrando apresentações em 2016

Cenas: Novas Diretrizes em Tempo de Paz. (Foto: Willian Lavorenti)

Cenas: Novas Diretrizes em Tempo de Paz. (Foto: Willian Lavorenti)

Na próxima semana, nos dias 28 e 29 de outubro encerrando as apresentações de 2016, o Grupo de Teatro Névoa fará duas reapresentações das peças de criação coletiva, “Esperando Godot” e “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”.

Na sexta-feira (28) às 20h30 será encenado “Esperando Godot” e no sábado (29) às 19h30 encenação de “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. Ambas apresentações acontecem no Cine Teatro de Extrema.

O primeiro, um clássico do teatro do absurdo; com os atores Christian Lavorenti, Eduardo Sabion, Gloria Calasans, Lara Rocha, Caio Oliveira, Danieli Rodrigues e Eduarda Morais; acontece à beira de uma estrada deserta e indescritível, onde dois homens junto a uma árvore solitária esperam Godot, preenchendo seus dias vazios e sempre iguais, com a passagem de um homem e seu criado e também de um menino com recados do senhor Godot, que não chega nunca. O segundo; com os atores Christian Lavorenti e Edson Santana; conta a história de um polonês refugiado da Segunda Guerra Mundial que, tentando conseguir visto de entrada no Brasil acaba interrogado por um agente alfandegário e ex-torturador da polícia política, gerando um grande embate ideológico que discute a condição humana e os horrores do preconceito político e racial, onde cada oponente procura buscar e negar suas diversas identidades.

Os Núcleos de Pesquisa e Extensão também apresentam suas atividades de encerramento no sábado, 29. O Núcleo Infantil faz o ensaio aberto do espetáculo ‘Tistu, o menino do Dedo Verde’, às 15h30 e o Laboratório de Teatro apresenta uma leitura dramática com debate da peça ‘Eles não usam Black-Tie’, às 20h30.

Baseado no livro ‘O Menino do Dedo Verde’, de Maurice Druon, com tradução de Dom Marcos Barbosa e adaptação e direção de Eduardo Sabion, o espetáculo ‘Tistu’ se passa na cidade de Mirapólvora. Tistu vivia no meio de belas flores, belos carros e belos cavalos na Casa-que-Brilha, com o cintilante Senhor Papai, a perfumada Dona Mamãe, a cozinheira nordestina Siá Amélia, o mordomo estrangeiro Carolo e o pônei Ginastico, seu melhor amigo. Ao completar 8 anos é levado pra escola, mas dorme na aula tradicional da professora Mariazinha e é expulso. Seus pais resolvem experimentar um novo sistema de educação, com a ajuda do libertário jardineiro Senhor Bigode, do comportamentalista Senhor Trovões, chefe da fábrica de canhões, e do humanista Doutor Milmales. No meio de tantas novas lições de vida, Tistu descobre que tem o polegar verde e é capaz de desconstruir as ideias pré-fabricadas das pessoas grandes. No elenco, Christian Lavorenti interpreta Tistu, ao lado de Edson Santana, Eduardo Sabion, Gloria Calasans, Lara Rocha e do elenco infantil, com Brenda Carvalho, Laura Toledo e Laura Valentim.

‘Eles não usam Black-Tie’, texto do consagrado Gianfrancesco Guarnieri, com direção de núcleo de Lara Rocha, retrata a capital paulista do final dos anos 50, marcada pelo impulso industrial e as dificuldades do proletariado, presencia o forte choque de posições ideológicas opostas entre um pai revolucionário e seu primogênito. Criado pelos padrinhos longe do morro, Tião teme perder o emprego após a greve e se preocupa com seu futuro após engravidar a jovem Maria, enquanto Otávio, seu pai, encabeça o movimento ao lado dos companheiros operários que lutam por melhores salários e a transformação da sociedade. No elenco: Ana Clara Rael, Carolina Amâncio, Danieli Rodrigues, Edson Santana, Eduarda Morais, Everton Santana, Lara Rocha, Livia Rodrigues e Luana Gasparetto.

As apresentações foram produzidas pelo Névoa em 2016, em parceria com Proviarte, apoio da Gerência de Cultura e colaboração da Joia Rara Indústria e Comércio de Pães, Eriaço Serralheria, Oficina de Costura, Restaurante Kalli e Bauducco. Os ingressos para as apresentações noturnas serão disponibilizados com cadeira marcada antecipadamente com os elencos e nos dias 22, 28 e 29 das 14h às 17h na Praça Presidente Vargas, ou ainda uma hora antes das apresentações na bilheteria do Cine Teatro no valor simbólico de R$ 3,00, ou R$ 5,00 na compra do ingresso duplo para os dois dias. Os convites para o espetáculo infantil serão disponibilizados pelo elenco e sorteados na fan page da trupe.

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>