O “Maio Amarelo” é um movimento mundial que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
E neste mês a Polícia Militar de Extrema aderiu ao movimento, e adotou diversas medidas de mobilização e sensibilização comunitária para a prevenção dos altos índices de acidentes ocorridos nas vias urbanas e rodovias em todo o Estado, que ceifam vidas e deixam sequelas irreparáveis.
De acordo com a Tenente Kênia Débora Rodrigues Sena do 59º Batalhão da Polícia Militar de Extrema, nas últimas semanas foram realizadas diversas ações educativas e de mobilização social como: blitz educativas, palestras, chamando a atenção da comunidade sobre a importância de adotar certos cuidados no trânsito, dentre eles a utilização do cinto de segurança, a não utilização do celular durante a condução do veículo automotor, “se beber não dirija”, bem como o respeito ao pedestre e as demais regras de trânsito.
Algumas blitz de cunho educativa foram realizadas com a participação de escolas do município. Participaram das blitz educativas, alunos das escolas: Futuro, Bom Pastor e Raio de Sol.
Para abrilhantar ainda mais o Maio Amarelo foi lançado na cidade a “Patran” (Patrulha de Trânsito), que é composta de militares que zelarão pela ordem e respeito no trânsito.
A Patran visa gerar uma maior sensação de segurança para os condutores e pedestres, fazendo um trabalho de conscientização junto aos motoristas em relação àquelas infrações que normalmente ocorrem no trânsito, como falta do uso do cinto de segurança, estacionamentos irregulares, estacionamentos em fila dupla entre outras.
Uma das ações lançadas pela Patran, que será realizada até a próxima terça-feira, dia 23 de maio é a “Multa Moral”, que tem como base orientar os condutores, visando inicialmente informar os condutores de veículos não apenas sobre a mudança no trânsito da cidade, mas reforçar a importância de se cumprir as leis de trânsito. A “Multa Moral” é deixada no para-brisa do veículo quando o condutor estaciona em algum local proibido, para que assim possa se conscientizar acerca da infração cometida.
Segundo a Ten. Kênia cabe ressaltar que a Patrulha de trânsito, a qual se volta única e exclusivamente para questões do trânsito, não indica que as demais patrulhas que fazem outros atendimentos não possam também exercer essa função. A diferença é que agora há uma equipe direcionada exclusivamente para questões relacionadas ao trânsito extremense e isso é um grande ganho para todos nós.