O Brasil é responsável por um terço de todo o café produzido no mundo e o maior produtor e exportador mundial do café verde.
Conforme pesquisa da ABIC, os consumidores na atualidade estão diferenciando o café por tipo de grão, por sua intensidade e sabores, favorecendo a premissa de que essa tendência é aumentar cada vez mais – como mostram os dados que apontam crescimento do setor em grande escala desde 2013.
Cambuí não fica atrás quando o assunto é café. Possui produtores de qualidade e também locais especializados na bebida.
Cristiane, microempreendedora no ramo, contou ao Jornal O Registro, que a princípio encarou a ideia de abrir uma cafeteria na cidade como um grande desafio, pois, nos bastidores de tal realização, teria de existir um grande estímulo para que as pessoas saíssem de suas residências para consumir as mais variadas delícias do café especial, assim como sua apresentação tradicional: aquela xícara saborosa com a bebida que nos ajuda a despertar em nossos dias, a qualquer hora.
Assim, não perdeu tempo: investiu em sua formação como Barista. Para quem não sabe, Barista é o profissional especializado em cafés especiais, seja na extração de café espresso e também nos mais variados cafés coados e suas receitas. Para a realização deste sonho, investiu em maquinário especializado, um espaço aconchegante que busca seguir modelos de cafeterias em crescimento em todo o país: oferece aos seus clientes um local para estudo, reuniões e encontros regados a bons ingredientes e cafés de extrema qualidade.
O curso trouxe grandes perspectivas e hoje trabalha com um café premiado que se encontra entre os 10 melhores do Brasil. O café Sofisticatto é exportado para mais de 5 países, natural e sem agrotóxicos ou conservantes, que pode ser consumido no local ou comprado para usar em casa. Não perca a oportunidade de beber um bom café pertinho de você! Um café com prosa é ótima pedida qualquer hora do dia!
Até a próxima!
Por: Tamyres Silva – Mestranda em Ciências da Linguagem na Univás.