Polícia Militar de Extrema em parceria com O Registro na Faixa realizou diversas ações com o tema “Minha Escolha Faz A Diferença no Trânsito”
Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, o jornal O Registro em parceria com o 59º Batalhão da Polícia Militar de Extrema realizou diversas ações educativas de trânsito.
Em 2017, o tema da Semana Nacional de Trânsito escolhido foi “Minha Escolha Faz A Diferença No Trânsito”. De acordo com a Resolução nº 654/17, o tema escolhido acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
No dia 19 de setembro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da EE Odete Valadares, receberam algumas dicas de ações que devem ser praticadas para um trânsito mais seguro, a palestrante Tenente Kênia Rodrigues, acompanhada do Sargento Vanuir Pereira passaram algumas informações e distribuíram o livreto educativo do O Registro na Faixa.
No dia seguinte, dia 20 de setembro, dando continuidade as ações da Semana Nacional do trânsito, foi realizada uma blitz educativa, próximo ao antigo Posto do Sabá, na Avenida Nicolau Cesarino e na Rodoviária de Extrema, sobre o comando da Tenente Kênia, foram distribuídos mais de 500 kits educativos aos motoristas que transitavam pelo local.
Também neste dia, os alunos do 3º ano do ensino Médio, da EE Alfredo Olivotti, receberam a palestra da Tenente Kênia e algumas dicas de segurança para um trânsito melhor da equipe do jornal. Foram distribuídos aos alunos o livreto educativo.
A equipe do jornal também esteve na Câmara Municipal, e falaram sobre as ações para os alunos da Escola Municipal Sebastião Morbidelli, do bairro dos Tenentes, que estavam visitando a Casa de Leis.
Já no dia 21 de setembro, com o apoio do Corpo de Bombeiros, Secretária de Saúde e Polícia Militar, foi realizada na Praça Presidente Vargas, blitz educativa e exames rápidos de glicemia.
Os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Noemia de Medis Pereira, participaram da ação e junto com a Tenente Kênia e Sargento Vanuir fizeram a distribuição dos kits educativos aos motoristas que transitavam pelo local e também puderam conhecer as viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Após uma breve explanação sobre o tema, e o que os motoristas devem fazer para um trânsito mais seguro, as crianças começaram a distribuição. O que mais se ouvia em coro, das crianças na blitz era: “Coloca o cinto”! Um verdadeiro puxão de orelhas nos motoristas que se esquecem de colocar o cinto para dirigir dentro da cidade. Foi uma manhã bastante produtiva, com entrega de mais de 600 kits. Ao todo foram distribuídos, durante a Semana Nacional do Trânsito 2500 livretos educativos.
Todos devem ter a consciência de que um trânsito seguro depende do grau de responsabilidade de cada um quando senta ao volante de um veículo. Devem ter claro, também, que acidentes não ocorrem por acaso e sim porque alguém fez a escolha errada.
Portanto, contribua para um trânsito menos violento. Faça a melhor escolha e esteja certo de que ela fará a diferença.
O Jornal O Registro é um apoiador do “Maio Amarelo” movimento que nasceu para envolver todos os segmentos em discussões e ações que promovam a segurança no trânsito e reduzam as estatísticas de acidentes.
#MinhaEscolhaFazADiferença
As ações contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e comércio local.