As vítimas das redes sociais no Brasil não possuem uma legislação que as defenda

O Google hoje é a maior ferramenta de busca do mundo, responsável por 90% das pesquisas. Logo, se alguém não tem nada online, por optar por uma vida privada sem exposição digital, caso aconteça uma notícia ruim, ao se espalhar será o único evento com o nome dela, por ser a única informação presente nas buscas, mesmo que negativa, pois foi a única que expôs durante a sua vida nas redes.

Outro exemplo de indexação nas buscas se dá pelo Jusbrasil, que republica todos os processos e mesmo que a pessoa seja inocente, fica o registrado online de uma acusação.

Quando se precisa de uma boa reputação online, seja para uma concorrência, visto, entrevista de trabalho etc, estes tipos de informações negativas acabam virando um problema, pois estarão sempre nas buscas, marcando pessoas quem não tem uma boa defesa de reputação.

Em casos de crianças e adolescentes, que fizeram alguma ação sem pensar na consequência, pode até causar um estrago na vida deles, que seria o Cyberbulling, o que pode incentivar até o suicídio. E neste caso, o Google não toma ação alguma no Brasil, já na Europa existe um ato que você pode pedir ao Google para tirar termos maléficos de um resultado de pesquisa sobre a vida de uma pessoa, a lei é chamada Direito dos Esquecidos, e funciona só na Europa e não nas Américas, onde por aqui as pessoas ainda sofrem com o Cyberbulling.

Da mesma forma que existem ferramentas para limpar o nome de uma pessoa, as mesmas podem acabar com o histórico de alguém. Justamente onde entra a Silicon-Minds, para suprir as necessidades de quem precisa ajuda para criar uma boa reputação online, enquanto não existem leis e as pessoas, mesmo o Google não estão preparados para fazer esta defesa de quem está sendo vitimizado de discursos de ódio, algum tipo de bulling, o Repitation defende quem passa por esta situação.

Fernando Azevedo explica o por que as notícias velhas não saem da internet, pois geralmente porque não existe competição com a notícia antiga. Há 10 anos, ao procurar ‘iphone’ você achava as informações do primeiro iphone. Agora a pesquisa da palavra ‘iphone’ mostra resultados do iphone 7, ou iphone x. As notícias do iphone 1 foram substituídas por conteúdo mais novo que gerou curtidas, compartilhamentos, cliques e links de outros sites apontando para a nova notícia.

O que fazemos é recriar notícias não negativas para pessoas e empresas e recriar os fatores de viralidade para que estas novas notícias entrem na frente das notícias negativas, levando-as para 2a, 3a, 4a pagina. A melhor armadilha que vemos no trabalho de reputacao é a pessoa nao ter uma participacao na internet com seu nome completo. Daí, quando algum problema de reputação acontece, só existem notícias negativas aparecendo nos resultados do nome da pessoa ou da empresa.

Fonte: Ascom – Silicon-Minds

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