Procuradoria da Mulher promove palestras sobre a conscientização das crianças com autismo

“Os Direitos da Criança com Autismo” e “Os Desafios da Família em Lidar com o Diagnóstico” foram temas das palestras realizadas pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema na quinta-feira, dia 25/04, no Plenário do Legislativo. Participaram do debate representantes de entidades assistenciais do município, pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e comunidade, além da vice-presidente da Casa, vereadora Telma Aparecida Maciel.

A advogada Dra. Júlia Demeter Morais, abordou sobre a visibilidade e os direitos fundamentais das crianças com autismo que estão garantidos nas diversos âmbitos da sociedade como saúde, educação, transporte e outras esferas. Já a psicóloga  Dra. Suellen Moreno explicou a importância do entendimento acerca dos desafios da família em lidar com o diagnóstico, os preconceitos e a discriminação com o autista.

A data de 02 de abril tornou-se outro marco na luta pela conscientização do autismo. No Brasil, desde 2012, com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, as pessoas com o transtorno passaram a ser reconhecidas e a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência, mas, apesar dos esforços e avanços, como leis e campanhas, pessoas com autismo ainda enfrentam preconceitos e dificuldades. Entre elas está a inclusão escolar e no mercado de trabalho e a cobertura de planos de saúde. São direitos regulamentados, mas muitas vezes não cumpridos. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), existem mais de 70 milhões de pessoas com TEA. No Brasil, são dois milhões de portadores da síndrome.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema

PALESTRAS AUTISMO - PROCURADORIA DA MULHER

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>