4ª Edição da competição reunirá oito dos melhores pilotos do Motocross Estilo Livre
O ano de 2018 já começa com grandes emoções para os fãs dos esportes sobre duas rodas, especialmente aos aficionados pela adrenalina do Motocross Estilo Livre. Isso porque entre os próximos dias quatro e sete de janeiro, acontece a 4ª edição do Duelo de Motos, a maior competição dedicada a modalidade no país. As disputas acontecerão em uma pista especialmente construída para o evento no Parque de Eventos da cidade de Extrema (MG), com entrada franca e transmissão ao vivo pelos canais SporTV (sábado – Classificatórias) e TV Globo (domingo – Grande Final), dentro do Esporte Espetacular.
Entre as obstáculos disponíveis para os oito pilotos convidados — Claudio Rocha (Fortaleza/CE), Diego Djamdjian (São Paulo/SP), Fred Kyrillos (São Paulo/SP), Gilmar “Joaninha” Flores (Sinop/MT), Javier Villegas (Chile), Jonilson “Kiko” Silva (Boa Vista/RR), Marcelo Simões (Tupã/SP) e Nicolas Ferreira (Coxim/MG) — destaque para a grande novidade dessa edição: um salto longo de 30 metros de distância, inédito em competições nacionais, que promete dar trabalho aos que se aventurarem a enfrentá-lo. Além disso, outros cinco saltos regulares (23 metros) distribuídos pela pista que precisou de aproximadamente sete mil toneladas de terra para ser construída, servirão de palco para algumas das mais arriscadas manobras já vistas em território nacional.
A competição
Grande diferencial do Duelo de Motos, o formato de suas disputas não é apenas um dos pontos chave do evento, mas a justificativa para que ele receba tal nome. Diferentemente das competições tradicionais em chave aberta, onde cada piloto faz uma simples apresentação individual e recebe uma classificação com base em sua nota, no Duelo de Motos as competições acontecem em um sistema “homem a homem”, onde dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada embate segue para fase seguinte.
Para garantir tal feito, os pilotos deverão elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, levando em conta o seu grau de dificuldade, a extensão de seus movimentos e a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos durante os 90 segundos disponíveis para cada apresentação.
Guilherme Gaino, árbitro e consultor técnico da prova, explica que esses detalhes serão avaliados por um grupo de especialistas na modalidade e que todos os aspectos apresentados serão considerados na nota final de cada participante. “O quadro de juízes é composto por profissionais do meio e pilotos veteranos, com anos de experiência no esporte e hoje já afastados das competições. Obviamente, os tipos de manobras, seu grau de dificuldade e a maneira como elas são executadas compõem grande parte da nota, mas a avaliação vai além disso. Detalhes como o controle do piloto sobre a motocicleta, seu posicionamento e a maneira como ele inicia e finaliza um salto, são pontos extremamente relevantes e que, considerando o alto nível técnico de todos os participantes, podem garantir um lugar no duelo final, ou não.”, explica.
O Duelo de Motos é uma realização OnSports, Livre Brasil – Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil e TV Globo, com o patrocínio de Bradesco, Motorola, Monster Energy Drink, Honda, Dolly, Kikos, IMS e apoio da Prefeitura Municipal de Extrema.
4ª Edição do Duelo de Motos
4 de Janeiro: Treinos Livres
5 de Janeiro: Treinos Oficiais
6 de Janeiro: Classificatórias | Transmissão Ao Vivo – SporTV
7 de Janeiro: Grande Final | Transmissão Ao Vivo – TV Globo
Horário: A partir das 9h
Endereço: Av. Del Waldemar Gomes Pinto, 767 – Extrema – MG.
Entrada Franca