Na manhã do último dia 12/04, o prefeito Fernão Dias entregou, junto com a Caixa Econômica Federal, as primeiras 145 unidades habitacionais à população bragantina. As famílias, que estavam no Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social do município, foram contempladas dentro do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, de acordo com o critério de vulnerabilidade social. A solenidade reuniu o prefeito Fernão Dias, a vice-prefeita Professora Huguette, secretários municipais, representantes do legislativo, deputado federal e representantes da Caixa Econômica Federal e da Construtora Tera.
As primeiras 145 moradias fazem parte do Conjunto Habitacional Bragança LU e foram construídas em menos de um ano e meio de governo. O local receberá, num período de até 18 meses, mais de 700 unidades habitacionais. Ao todo, serão investidos no empreendimento R$60 milhões.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fernão Dias teceu críticas àqueles que se vangloriam por suas ações de governo, afinal o dinheiro é da própria população, que paga seus impostos para que haja retorno em forma de melhorias. “Sempre que um político bate no peito e diz ‘Eu fiz’, é mentira. Fez nada, o dinheiro é de vocês. Os verdadeiros atores da Administração Pública são vocês”, enfatizou.
Em seguida, os três primeiros sorteados no último dia 6/04 foram chamados ao palco para receber a chave da casa própria. Rosângela Maria de Castro, Laura Laurentino Veronesi e Silas de Oliveira, todos em situação de vulnerabilidade social, aguardavam casas há mais de dez anos. Com muita emoção, foi realizado o descerramento da placa inaugural e o corte da fita de uma das moradias, simbolizando a entrega.
Mais benefícios
A definição do local onde seriam construídas as moradias implicou em ações da Administração Municipal para garantir conforto aos novos moradores. Uma delas foi a escolha da unidade de Programa Saúde da Família (PSF) Águas Claras para receber dois profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e assim aumentar a equipe médica da unidade.
A Escola Municipal Haydee Marçal Serbin, onde funcionava a Fatec, está sendo reformada para receber os alunos que estudavam próximos a antiga Austin e de outros locais das antigas residências das famílias beneficiadas.
E, por fim, os moradores também receberão o cartão Minha Casa Melhor, crédito especial no valor de até R$5 mil, destinado a aquisição de móveis e aparelhos domésticos e pagamento em até 48 parcelas às famílias que adquiriram imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que já beneficiou 1,6 milhão de famílias em todo o Brasil.
Foto: DIMP/PMBP