Ampliação da medida atende solicitação apresentada pelo deputado Edmir Chedid
Onze municípios da Região Bragantina e Região de Campinas, operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), passaram a integrar desde a quinta-feira, 1/5, programa do governo do Estado para estimular o consumo racional de água. A medida, anunciada pelo governador Geraldo Alckmin na sexta-feira, 2/5, em Pedreira, atende solicitação apresentada pelo deputado Edmir Chedid (DEM) à presidente da Sabesp, Dilma Pena.
Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré Paulista, Joanópolis, Vargem, Pinhalzinho, Itatiba, Paulínia, Morungaba, Monte Mor e Hortolândia estão entre os municípios contemplados. Desta forma, consumidores que apresentarem 20% de redução no consumo mensal contarão com bônus de 30%, o que irá representar queda de 50% na conta de água.
“Esse programa é um incentivo importante que vai ajudar na economia de água, mas abrangia inicialmente a Grande São Paulo, e nós achamos justo solicitar ao governador Geraldo Alckmin, à presidente da Sabesp, Dilma Pena, e ao secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, que esse plano fosse estendido à região e aos municípios produtores da água destinada à Grande São Paulo. O governador entendeu nossa preocupação e ampliou esse bônus. Esse desconto na conta de água é uma boa notícia e já vale a partir desse mês”, comentou Edmir Chedid.
Ampliação
A ampliação do programa de desconto para consumidores da Sabesp em municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas foi uma solicitação apresentada por Edmir Chedid na quarta-feira, 30/4, durante reunião com a presidente da companhia, Dilma Pena. Na ocasião, o parlamentar explicou que municípios próximos à represa do Sistema Cantareira, considerado o maior reservatório sob administração da Sabesp, também registram problemas de escassez de água. Interrupção no abastecimento tornou-se rotina em Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem, que integram a Unidade de Negócios da Diretoria Metropolitana da Sabesp.
A proposta apresentada ao Estado pelo parlamentar inclui Pedra Bela e Socorro, que também registraram dificuldades no abastecimento de água.
Na primeira fase, o programa de desconto beneficiou consumidores da capital. Em março, a medida foi estendida para mais 31 municípios, beneficiando 17 milhões de clientes atendidos pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo.